domingo, julho 3, 2022
No menu items!
InícioPágina LivreMorre aos 93 anos Felismina Aires Cirineu (Dona Filú), a primeira mulher...

Morre aos 93 anos Felismina Aires Cirineu (Dona Filú), a primeira mulher a ser eleita prefeita no Estado de Goiás

O nordeste goiano e a cidade de Divinópolis de Goiás estão de luto pelo falecimento de Felismina, que teve grande importância como figura pública dessa região.

*Por Francielle Rego

A ex-prefeita goiana Felismina Aires Cirineu (Dona Filú) morreu, aos 93 anos, no último dia 12 de maio. O nordeste goiano e a cidade de Divinópolis de Goiás estão de luto pelo falecimento de Felismina, que teve grande importância como figura pública dessa região. Ela foi a primeira mulher a ser eleita prefeita de um município no Estado de Goiás e a segunda no Brasil. Ela marcou a história da região e do Brasil por ser mulher e ter capacidade e inteligência para governar o seu município. Uma mulher guerreira que viveu e fez história no Nordeste Goiano.

Felismina Aires Cirineu (Dona Filú). Foto: Reprodução/Acervo Pessoal

Foi eleita prefeita na primeira eleição municipal que ocorreu no dia 13 de outubro de 1960. Seu mandato teve início em 1961 e finalizou em 1966. No início do mandato, a prefeita não tinha nada para começar sua administração. Porém, em pouco tempo, conseguiu o necessário para administrar o município. Na sua gestão adquiriu três alqueires de terra para construção de escolas rurais, aumentou o número de professoras de duas para seis, construiu duas pontes uma sobre o córrego Boa Perna e outra sobre o Riacho Seco, construiu o cemitério local, construiu o trecho de rodagem de Divinópolis a Monte Alegre, construiu o primeiro campo de futebol do município, ampliou o prédio onde funcionava o grupo escolar, construiu o prédio da cadeia pública e a instalação da rede de iluminação elétrica da cidade.

Além de ter sido prefeita, foi uma excelente comerciante, tendo um comércio de tecidos e uma pensão na cidade. Ela também comercializava couro de gado em Barreiras (BA). Segundo seus relatos, recolhia na região os couros e levava de avião até Barreiras. Segundo ela, havia uma linha aérea e alguns pontos nos quais o avião saía entre os municípios vizinhos de Campos Belos (GO) e Arraias (TO).

Uma grande guerreira que sempre tinha algo a nos ensinar.
Felismina Aires Cirineu (Dona Filu)
Viverá para sempre na história do nordeste goiano
Primeira prefeita mulher de Divinópolis e de Goiás
Uma linda guerreira que lutou por sua gente
Nas praças da Bahia
O coro do gado levava
Sábia e muito prestativa
Uma referência de amor e solidariedade
Uma guerreira que hoje brilha no céu e nos corações de quem a amou.
Te amo, linda guerreira.
Gratidão por todo carinho e amor
Descanse em paz!

Nesta hora de despedida, é com profunda tristeza que dizemos adeus a alguém que teve uma influência relevante em todos nós, divinopolinos, e a quem desejamos que tenha um descanso eterno. Meus sentimentos, aos seus filhos, aos familiares, aos amigos e conterrâneos.

“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá”.

João (11:25-26)

*Francielle Rego é professora, escritora e poetisa, filha do Nordeste Goiano.

Últimas Postagens

Convidados

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
84SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever