Sempre estou a caminho de Muquém

99
666

Sou devoto de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém há muitos anos. Fui certa vez fazer uma reportagem sobre a romaria e cobrir a visita de políticos na missa no Dia da Padroeira, 15 de agosto, e isso coincidiu com um momento pessoal difícil. Um de meus filhos não estava bem. Minha esposa, Patrícia, estava em casa cuidando dele. Por telefone, ela me deu uma notícia que me entristeceu bastante. Pedi então uma graça, a intermediação de Nossa Senhora. Fui atendido.

Na época eu era editor de Política do Popular. Se buscarem no arquivo do jornal, encontrarão lá a reportagem que fiz, junto com um dos melhores fotógrafos com quem trabalhei, o Weymer Carvalho. (Nos arquivos da Tribuna do Planalto também tem uma, grande, cheia de contrição.) Desse dia pra cá, raros foram os anos em que não fui lá. Em tempos de romaria, fiquei no local mais de semana, conversando com os romeiros, andando, rezando. Fui quando não tinha festa, só pra participar de missa, uma ocasião, e só para rezar sozinho, em outra.

Fui uma vez apenas para acompanhar a saída da imagem da Santa, em Niquelândia, a caminho de Muquém. E já percorri os 45 quilômetros pagando a promessa feita naquele dia da graça abençoada. Saí ali pelo meio dia do hotel, sem almoçar, sem roupa apropriada, disposto a não mais que caminhar um pouco pela cidade, antes de iniciar a jornada, que programara para o dia seguinte. De repente, decidi não parar, ir em frente. No trevo da saída, me juntei a um grupo de devotos e pus o pé na estrada.

O que aconteceu. Perto da barraca do Estado, onde geralmente é servido lanche e muitos aproveitam para descansar alguns minutos, eu já estava exausto, não aguentava mais, estava a ponto de desmaiar. Ainda assim, persisti e num último esforço cheguei à barraca. Tomei água, comi o que serviam e me sentei num canto tremendo. Já era noitinha e eu penso hoje que delirava um pouco. Mas inesperadamente chegou um rapaz num carro e até ele foram algumas pessoas, me lembro bem de uma senhora e uma moça, as duas bem agasalhadas.

Acho que ficaram com pena de mim. Ou outra coisa que não sei explicar. Porque puxaram conversa, me animaram, a moça me contou que eram de Jaraguá, e que tinha chegado há pouco do exterior para rever a família. Elas foram a minha salvação naquela noite. Me permitiram deitar um pouco no carro, enquanto faziam não sei o quê, e lá fiquei até o meio da madrugada, tempo suficiente para me recompor. Nunca mais as vi. Nem lá em Muquém, algumas horas depois, onde cheguei caminhando firme, para participar de uma das muitas missas que são celebradas ao longo dos dias.

Ano passado não fui. Este ano não vou. Ano que vem, não sei. Por causa da pandemia, a romaria é virtual. Mas está nos meus planos não só ir logo, mas refazer a caminhada. Patrícia, meu pai, minha mãe, também querem ir lá conhecer. Vou poder mostrar pra eles então o que conto, o que demonstro, o que me toma à simples menção de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém. Várias vezes chorei só de me aproximar da igreja, uma igreja imensa. E chorei lá dentro. E chorei sem perceber quando comecei e quando parei.

Preciso falar mais sobre esse choro. Talvez entendam. Nunca foi um choro triste. Nunca me senti sufocado. Era chorar e sorrir e cantar e rezar e chorar e sorrir e me alegrar sem medida. Ficar na fila para baixar a fita que desce dos pés da santa colocada lá no alto da parede atrás do altar é um ato de beleza sem tanto, uma subida aos céus como só posso imaginar que seja. Estar ali, sentir aquela energia, aquela bênção, aquele encontro de devotos agradecidos e cheios de fé, não tem explicação. É ir para entender, sentir.

Ouvi muitas histórias maravilhosas de famílias romeiras há mais de cem anos, de outras que se sentiam à vontade como se estar ali fosse visitar a casa da mãe aos domingos para o almoço em família. E era assim que todos sentiam. Que eu sentia. E sinto. E quem mora na cidade não faz ideia do que é morar por dez, quinze dias em um local onde o conforto é um balde para buscar água e um banheiro improvisado e público. Quer dizer: conforto mesmo é o do coração. E quem quer mais do que isso? Quem precisa? Aquele povo, eu, não queremos mais do que isso pra gente e para nossa família.

Muquém é um cidadela de poucas casas que durante 15 dias, mais ou menos, se transforma em uma cidade de dezenas, centenas de milhares de pessoas. São romeiros de todo o País, especialmente das cidades vizinhas e do Distrito Federal. A região é montanhosa, de difícil acesso em que a moradia se resume a um caminhão parado com uma barraca estendida, ou uma simples barraca, ou nem isso, e famílias inteiras em volta de uma mesa improvisada, ou uma churrasqueira inventada na hora, uma balbúrdia de fim de semana na casa da vó cedo, de tarde e de noite.

A romaria surgiu no século XVIII. Ninguém sabe exatamente como. Provavelmente ali era um quilombo. Um português garimpava por lá, foi pego, mas escapou de ser punido pela Coroa por obra e graça de Nossa Senhora. Uma capela então foi erguida. Uma tradição se iniciou. Muitos vão só pra festar. Mas não a maioria. Não a motivação essencial. A fé é o que ilumina o lugar, aquelas pessoas, todos que ali nos sentimos tão plenos de Nossa Senhora. É uma comunhão o que vemos, uma devoção sincera e bonita de se ver.

Minha fé anda comigo. Nossa Senhora D’Abadia do Muquém vive em mim. A romaria que faço continuamente é a que vai dos meus olhos ao meu coração. Esse amor de mãe que intercede ao pé do ouvido do Pai é imensurável e inesgotável inclusive na sua exaltação. Bom saber que existe isso, que sou capaz de chorar agora, com os dedos no teclado, e toda vez que preciso de um carinho, um afago, um gesto de motivação para erguer a cabeça e ir em frente. Vivo até sem mim, mas não vivo sem o aconchego e o colo de Nossa Senhora.

Além da nova caminhada de Niquelândia a Muquém, o maior desejo no meu peito é levar todos que conheço até lá, rezando para que sintam o que eu sinto. Para que se realizem como eu me realizo naquele santuário. Só o que desejo: que as pessoas tenham essa fé na alma, independente de gostarem ou não de quem sou ou do que faço. Ali está o milagre de tudo que anda faltando a este País: amor ao próximo, perdão aos pecados próprios e alheios, olhar imaculado sobre todas as coisas. Ali está a salvação.

Numa das homilias que ouvi no Santuário, o padre falou de algo que tirou da ponta de um grande abismo, poucos anos atrás. Ele falou sobre carregar a cruz. Sobre a importância de não carregarmos a cruz dos outros, essa necessidade que muitas vezes temos de querer fazer aquilo para quem e para o quê fomos chamados, mesmo amigos e parentes, ser o que não somos, querer o que não é nosso – e não digo materialmente. Sobre como carregar a cruz dos outros não alivia em nada os outros e nos pesa não pelos quilos da madeira, mas pela contundência da arrogância espiritual.

Cada um precisa carregar a sua cruz e isso não é dor, nem peso, nem desespero. Assim ouvi. E foi bom. Foi literalmente transformador. Isso é também, de alguma forma, aliviar a cruz dos outros, especialmente daqueles que nos querem bem. Eu procuro carregar a minha, mesmo caindo sempre e machucando bastante os joelhos na jornada. Isso não me humilha. Isso me mostra que estou no caminho. E que vou chegar lá, em Nossa Senhora D’Abadia do Muquém. Em Deus. Para dizer com alegria, porque com fé: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo.” Entendem o que é isso?

*Publicado primeiramente em Goiás Notícia.

99 COMMENTS

  1. You really make it appear so easy together with your presentation however I in finding this matter to be actually one thing that
    I believe I might by no means understand. It sort of
    feels too complex and extremely vast for me. I am looking forward for your subsequent put up,
    I will try to get the hang of it! Lista escape roomów

  2. You are so cool! I do not suppose I’ve truly read through something like that before. So good to find somebody with original thoughts on this issue. Really.. thanks for starting this up. This site is something that is needed on the web, someone with some originality.

  3. After I originally left a comment I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on each time a comment is added I receive 4 emails with the exact same comment. Is there an easy method you are able to remove me from that service? Kudos.

  4. Hi there! This blog post could not be written much better! Reading through this post reminds me of my previous roommate! He constantly kept talking about this. I am going to send this post to him. Fairly certain he’s going to have a great read. Thanks for sharing!

  5. I blog often and I seriously appreciate your content. The article has truly peaked my interest. I’m going to book mark your blog and keep checking for new details about once per week. I opted in for your Feed too.

  6. I’m amazed, I have to admit. Rarely do I encounter a blog that’s both educative and engaging, and without a doubt, you’ve hit the nail on the head. The problem is something too few folks are speaking intelligently about. I am very happy I stumbled across this in my search for something regarding this.

  7. Hi, I do believe this is a great blog. I stumbledupon it 😉 I may return once again since I bookmarked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help others.

  8. I absolutely love your site.. Very nice colors & theme. Did you build this website yourself? Please reply back as I’m wanting to create my own site and would like to learn where you got this from or exactly what the theme is named. Cheers!

  9. Oh my goodness! Awesome article dude! Thanks, However I am having troubles with your RSS. I don’t understand the reason why I cannot join it. Is there anybody else having identical RSS issues? Anyone that knows the answer can you kindly respond? Thanks!!

  10. I would like to thank you for the efforts you’ve put in writing this site. I really hope to check out the same high-grade blog posts from you in the future as well. In truth, your creative writing abilities has motivated me to get my own, personal blog now 😉

  11. You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like this before. So wonderful to discover somebody with some unique thoughts on this issue. Seriously.. thanks for starting this up. This website is one thing that’s needed on the internet, someone with a little originality.

  12. Hello there! I just wish to give you a big thumbs up for your great information you’ve got right here on this post. I will be coming back to your site for more soon.

  13. A fascinating discussion is worth comment. I believe that you need to publish more about this topic, it might not be a taboo matter but typically folks don’t discuss these topics. To the next! Cheers!

  14. Your style is very unique compared to other folks I have read stuff from. I appreciate you for posting when you have the opportunity, Guess I’ll just bookmark this web site.

  15. Hi, I do believe this is a great blog. I stumbledupon it 😉 I’m going to revisit yet again since i have book marked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help other people.

  16. I was pretty pleased to uncover this great site. I need to to thank you for ones time just for this fantastic read!! I definitely loved every little bit of it and i also have you saved as a favorite to look at new information on your blog.

  17. After I initially left a comment I appear to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and now every time a comment is added I get four emails with the exact same comment. There has to be an easy method you are able to remove me from that service? Appreciate it.

  18. An intriguing discussion is definitely worth comment. I do believe that you need to publish more about this subject matter, it might not be a taboo subject but usually folks don’t speak about such subjects. To the next! Kind regards.

  19. I’m more than happy to find this web site. I need to to thank you for ones time just for this fantastic read!! I definitely really liked every little bit of it and I have you book marked to check out new things in your website.

  20. I blog frequently and I genuinely thank you for your information. The article has really peaked my interest. I’m going to take a note of your site and keep checking for new information about once per week. I opted in for your Feed as well.

  21. Hi there! I could have sworn I’ve visited this blog before but after looking at some of the posts I realized it’s new to me. Nonetheless, I’m certainly happy I came across it and I’ll be bookmarking it and checking back often!

  22. I blog quite often and I truly appreciate your information. The article has truly peaked my interest. I am going to take a note of your website and keep checking for new details about once per week. I opted in for your Feed as well.

  23. Howdy! I simply would like to offer you a big thumbs up for the excellent information you’ve got here on this post. I’ll be returning to your website for more soon.

  24. May I just say what a comfort to uncover someone that truly understands what they are talking about online. You certainly understand how to bring an issue to light and make it important. More people need to read this and understand this side of your story. It’s surprising you’re not more popular given that you definitely possess the gift.

  25. Hello, I believe your website might be having browser compatibility issues. When I look at your web site in Safari, it looks fine however, when opening in I.E., it’s got some overlapping issues. I simply wanted to provide you with a quick heads up! Aside from that, wonderful blog!

  26. Oh my goodness! Impressive article dude! Thanks, However I am having problems with your RSS. I don’t know the reason why I can’t join it. Is there anyone else having similar RSS issues? Anyone who knows the answer will you kindly respond? Thanks!!

  27. Having read this I thought it was really informative. I appreciate you spending some time and energy to put this short article together. I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worthwhile.

  28. I’m very pleased to discover this web site. I need to to thank you for ones time just for this fantastic read!! I definitely loved every little bit of it and i also have you book marked to see new information on your site.

  29. I was pretty pleased to uncover this site. I want to to thank you for your time for this fantastic read!! I definitely savored every part of it and I have you saved as a favorite to check out new information on your website.

  30. An impressive share! I have just forwarded this onto a co-worker who has been doing a little research on this. And he actually bought me breakfast because I found it for him… lol. So allow me to reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending time to talk about this issue here on your blog.

  31. A motivating discussion is worth comment. I do believe that you should write more about this topic, it might not be a taboo matter but generally people don’t talk about these subjects. To the next! Cheers.

  32. The next time I read a blog, I hope that it does not fail me as much as this one. After all, Yes, it was my choice to read through, nonetheless I genuinely believed you’d have something interesting to talk about. All I hear is a bunch of crying about something that you could fix if you were not too busy searching for attention.

  33. This is the right site for anybody who wishes to understand this topic. You realize so much its almost tough to argue with you (not that I personally will need to…HaHa). You definitely put a brand new spin on a topic that has been written about for decades. Wonderful stuff, just excellent.

  34. Hello, I believe your site could be having web browser compatibility issues. When I take a look at your blog in Safari, it looks fine but when opening in I.E., it has some overlapping issues. I simply wanted to give you a quick heads up! Other than that, great blog.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here