24.8 C
Goiânia
spot_img

Rogério Cruz X Sandro Mabel e os goianienses

Date:

Share:

Sandro Mabel (União Brasil), novo prefeito de Goiânia, tem uma responsabilidade enorme pela frente.

Sobre seus ombros está:

1) Uma cidade falida;

2) a expectativa natural de que ele dará jeito logo no descuido que a Capital vive;

3) o olho gordo natural – é a política – dos que querem que sua gestão não dê certo, ou no mínimo não dê muito certo, porque será a deixa para a campanha de 2028.

Mas ninguém governa sozinho e nada se resolve por conta própria. E considerando-se que a nova gestão precisa acima de tudo ser boa para Goiânia, independente de ser redentora para o político Mabel, temos que participar.

O ‘temos’ é uma referência. Ajudar Goiânia a se encaminhar na arrumação da casa – insisto: à parte ajudar Mabel – é pressuposto de todos que querem uma cidade que funcione e que tenha qualidade de vida, que seja boa pra se morar.

Nesta perspectiva, como encarar o veto do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) a três emendas da equipe de transição de Mabel ao projeto de Recuperação de Créditos a tributários, Fiscais Não Tributários?

As emendas foram negociadas por Mabel para impactar já no início de sua gestão. A justificativa do prefeito – causaria confusão ao contribuinte – é só isso, uma desculpa.

Rogério, que teve seu jeito de governar rejeitado pelos goianienses, de pronto dificulta o seu sucessor implementar o seu jeito, escolhido nas urnas pela população. É isso, simples.

Neste momento, a oposição a Mabel é oposição a Goiânia. Uma oposição de paraquedista, e não de quem se preocupa em ver a cidade arrumada – ou, pelo menos, respeitar a oportunidade do outro fazer o que ele não fez.

A disputa eleitoral continua, sempre. Inevitável. Mas também ela precisa ser movida pelo espírito público.

Natural alguém se opor ou se candidatar contra outro, e já se organizar para isso. Mabel terá que lidar com a gestão e o jogo político, claro.

O que fica difícil de compreender é a disputa ser feita contra os goianienses.

Vassil Oliveira
Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).

Subscribe to our magazine

━ more like this

A difícil composição para o Senado na chapa governista em Goiás

A formação da chapa governista para as eleições de 2026 em Goiás promete ser um dos principais desafios políticos do ano. Com Daniel Vilela...

Deputado Federal Zacharias Calil cumpre agenda em Anápolis

O deputado federal Zacharias Calil (UB) terá uma agenda intensa em Anápolis nesta quarta-feira (22). Entre os compromissos, destaca-se a visita à sede da...

Adriana Accorsi vai abrir portas para Goiânia no Governo Federal

A deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) visitou o Paço Municipal na tarde de segunda-feira (20/1) onde foi recebida pelo prefeito Sandro Mabel. No...

Pablo Marçal pede que Trump “salve o Brasil”

O ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), compareceu à posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na segunda-feira, dia 20,...

Caiado e Gusttavo Lima a disputa pela Presidência da República em 2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, não esconde desde o início de 2024 sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026. Para...
spot_img