O vereador Edward Madureira Brasil (PT) foi eleito, em 1º de janeiro, presidente da Comissão Permanente de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Goiânia. A educação é uma das principais áreas de atuação anunciadas pelo prefeito Sandro Mabel (UB).
Entre as iniciativas destacadas por Mabel, estão o aumento do número de vagas em Cmeis, a criação de uma comissão para avaliar licenças médicas na área educacional por meio de decreto, e a ampliação de vagas para a primeira infância e o ensino fundamental por meio de parcerias com instituições privadas.
Na primeira reunião da Comissão de Educação de 2025, foram discutidos temas críticos para o município, como a extinção da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelo Poder Executivo municipal e a grave falta de vagas na educação infantil e na primeira infância.
Edward enfatizou a urgência em enfrentar esses desafios, afirmando:
“O EJA é, para muitas pessoas, a única possibilidade de acesso à educação formal, uma oportunidade indispensável para retomarem seus estudos e ampliarem suas perspectivas de vida. Decisões como a extinção dessa modalidade pelo Executivo municipal penalizam diretamente quem mais precisa desse direito.”
Trajetória de liderança educacional
A eleição de Edward Madureira para a presidência da comissão reflete sua sólida trajetória no setor educacional e científico. Reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) por três mandatos, Madureira também presidiu a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), onde teve papel fundamental na defesa da educação pública no Brasil.