A semana santa. O significado e as celebrações

em

|

views

e

comentários

A Bíblia nos ensina que Deus é luz, a essência da luz. Sua luz é gerada por Ele próprio. Não que Ele somente produza a luz: Ele é a luz. A terra estava em trevas. “Deus disse: ‘Faça-se a luz!’ E a luz se fez” (Gn 1, 3).

Se Deus é luz, a ausência de Deus é treva. Portanto, onde não há Deus, não há luz, pelo que prevalecem somente trevas. Quem caminha nas trevas não tem rumo certo, não sabe para onde vai e não poderá se tornar filho da luz. E se não conhece a luz enquanto vivente neste mundo, após a morte como conseguirá viver a eternidade no Paraíso, onde reinam a luz e o autor da luz?

Segundo relatos bíblicos, movido pela elevada sabedoria e inquestionável bondade, e por deliberação própria Deus criou o mundo. Criou o céu e a terra, fez resplandecer a luz e a separou das trevas; proporcionou a beleza do firmamento e das águas e trouxe a vida: primeiramente a vida vegetal e animal, em seguida a vida humana.

Em plena execução do Projeto da Criação e após constatar que a obra criada era boa, o Criador percebeu que faltava algo que viesse complementar aquele trabalho santo. Ainda mais, viu que precisava de um ser que lhe fosse semelhante, não só para contemplar e admirar as belezas da Criação, num estado de felicidade permanente e sem fim, como também para reinar sobre todas as outras criaturas e gerir e usufruir todas as suas benesses.

Assim, Deus soprou o Seu próprio sopro de vida no ser criado à Sua semelhança, fato que distingue o homem de todas as outras criaturas. Isso mostra que o homem é mais do que “pó” ou substância física. O homem tem um espírito: o sopro de Deus. Podemos imaginá-lo desta maneira: o corpo de Adão tinha acabado de ser criado a partir do pó da terra, um corpo humano sem vida, estendido no chão. Então Deus Se inclinou e “soprou” o Seu próprio “fôlego” nas narinas daquele ser. Como Deus é a fonte da vida, Ele colocou diretamente a vida dentro do homem.

Deus criou o homem e a mulher e os abençoou, dando-lhes a incumbência de fazer irradiar e florescer a vida na terra. Mas o homem não foi fiel às determinações de seu Deus. E desobedeceu as Suas ordens. A criatura deixou de fazer a vontade de seu Criador. O homem e a mulher escolheram caminho diverso daquele traçado pelo Pai.

Contudo, por amor à humanidade, Deus enviou o seu Filho, o Salvador, para ensinar ao homem como se vive aqui na Terra com vistas à vida na eternidade. Segundo o projeto divino, Cristo viria para nos levar de volta à convivência com o Pai por meio do seu sacrifício na cruz.

Como se vê, Jesus não pertencia a este mundo. E quando veio, trouxe de lá o modo de viver lá na pátria celeste, segundo a sua lei fundamental: o amor.

E Jesus nos ensinou tantas outras coisas!… Dentre elas, Ele nos mostrou que o homem é um ser livre, consciente, responsável, social, comunitário e se realiza servindo. Esta é a sua vocação. Pena que muita gente não quer nem saber. Leva a vida do jeito que bem entende e de acordo com suas próprias conveniências.

Ocorreu que os ensinamentos de Jesus contrariavam os interesses dos poderosos daquele tempo, razão pela qual o prenderam. E após um processo sumário, com testemunhas fabricadas, Jesus foi julgado, condenado à morte e pregado na cruz. Ainda mais: os que O condenaram se acharam no direito de cuspir na Sua face, de baterem nEle com os punhos e de Lhe darem bofetadas, proferindo ironias.

Dois malfeitores condenados à morte eram conduzidos ao mesmo tempo, para serem mortos com Jesus. E chegando ao Calvário, ali foram crucificados: um à direita, outro à esquerda do Mestre. E Jesus, referindo-se àquela multidão enfurecida disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34). E Suas vestes foram divididas e sorteadas aos olhos da multidão enfurecida que a tudo observava.

No domingo de manhã, quando ainda estava escuro, Maria Madalena encaminhou-se até o sepulcro e foi surpreendida com a constatação de que a pedra de cobertura e tapagem do túmulo havia sido removida. Assustada com o que via, correu e foi dar a notícia aos discípulos, os quais saíram depressa, a fim de verificar de perto o que estava acontecendo. E viram o sudário que cobria a cabeça de Jesus juntamente com os panos usados para envolver o corpo. Verdadeiramente, não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

AS celebrações na Quinta-feira Santa

Na Quinta-Feira Santa a Igreja celebra o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com Seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos Seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai, para entregar Jesus aos algozes em troca das 30 moedas de prata (Jo 13,1-15). Foi aí que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício da Eucaristia como Sua eterna memória, e em Seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Depois, Jesus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou Consigo três discípulos e começou a Sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus. Jesus é interrogado, açoitado e condenado. A Igreja inicia a vigília ao Santíssimo, relembrando o início dos sofrimentos de Jesus.

As celebrações na Sexta-Feira da Paixão

Na Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão, a Igreja relembra o dia em que Jesus Cristo é crucificado. Após sua prisão, Jesus é julgado e martirizado; recebe a coroa de espinhos na cabeça; é levado à presença de Pilatos e depois de condenado, carrega uma cruz até o monte Calvário; ao meio dia é crucificado entre dois ladrões e, por volta das três da tarde Jesus morre… O Seu corpo foi retirado da cruz e colocado num sepulcro cavado na rocha. Neste dia, é praticado o jejum e a abstinência da carne, em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo.

As celebrações no Sábado Santo

Aqui a Igreja celebra a permanência de Jesus Cristo no sepulcro. Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição. Neste dia, inicia-se a Vigília Pascal, ao final do dia, terminando com o amanhecer da Páscoa.

As celebrações no Domingo da Páscoa

A Igreja celebra a Ressurreição, em que Jesus se levanta de Sua sepultura e vence a morte. É o dia do grande milagre! O dia em que Cristo volta à vida através da Sua Ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a Vida, o Amor e a Misericórdia de Deus.

Maria, a Mãe de Jesus

A obediência sempre foi uma característica marcante de Maria. Melhor do que ninguém, ela soube entender os desígnios de Deus projetados para sua vida. Desde cedo aprendeu a conviver com adversidades, dores e sofrimentos. Ela aceitou tudo com a firme intenção de estar fazendo a vontade do Pai, atitude que constituía a tônica de toda a sua vida. Nos momentos de maior aflição, em que o Filho agonizava na cruz, ela estava lá, junto dEle, compartilhando a sua paixão: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena” (Jo 19, 25).

*Texto publicado pelo Diário de Goiás

Elson Oliveira
Elson Gonçalves de Oliveira foi professor de Língua Portuguesa, é advogado militante e escritor, com vários livros publicados.
Compartilhe
Tags

Mais Lidas

Renovação do Programa Universitário do Bem vai até 31 de julho

Estudantes precisam atualizar o cadastro para continuar a receber o benefício no segundo semestre de 2024 Os estudantes contemplados pelo Programa Universitário do Bem (ProBem),...

Goiânia incentiva vacinação durante férias escolares

Município oferece 20 tipos de vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI) em suas 68 salas de atendimento. OMS orienta que manter carteira de...

Museu de Arte de Goiânia e Museu Frei Confaloni são opções gratuitas de lazer cultural nas férias

Locais abrigam história e obras que retratam a cidade, bem como grandes nomes da arte goiana, brasileira e até internacional O Museu de Arte de...

Recentes

Relacionados