A você, com toda humildade

em

|

views

e

comentários

Vassil Oliveira

Este ano escolhi como um dos pilares de vida, para prática cotidiana, a humildade. Não é fácil. Admiro os humildes. Admiro quem é capaz de ouvir calado que fez algo indecoroso sendo que não fez o que lhe é imputado. Sangue de barata, covardia, falta de brio, confissão pelo silêncio, eis o que se pensa de alguém assim, que não reage à mentira e a tamanha agressão. Mas pode ser outra a razão: sangue frio, sensatez, paciência para comer depois o prato frio da vingança, prazer com o desequilíbrio alheio.

Outro dia perdi a paciência com uma pessoa que me liga todo dia, repetidas vezes dia e noite, para pedir a mesma coisa. Liga e manda mensagem. E mensagem em CAIXA ALTA. Deveria ter respirado fundo. Que sei eu do espírito dela, e da urgência em sua vida da minha atenção, para levantar a voz e lhe atirar minha raiva? Não o procurei depois de meditar sobre o que aconteceu, o que apenas reforça a minha falta de humildade. Se estou no lugar dele, tinha gritado de volta. E veja: ele não gritou. Ele ouviu, reclamou assustado em voz baixa e desligou o telefone. Sumiu, desde então.

Uma das maiores dificuldades que vejo na humildade é o silêncio. Como estratégia de vida, e na política, sabemos que o certo é ouvir mais e falar menos. Quem fala demais dá bom dia a cavalo. Já ouviu isso? Deve ter ouvido também que o silêncio fala alto. Mas como é difícil a prática de tão sábias palavras. Você ter na ponta da língua exatamente aquilo que quer dizer e ponderar consigo mesmo que um contra-ataque naquele instante será o caminho da sua derrota humana, ainda mais se quem lhe atira frases como bombas é alguém que o ama. Consegue imaginar?

Humildade é ter razão e não usá-la, em muitos casos. Lembro de uma frase batida do meio político, boa para ser dita àquele candidato que se apega demais às suas ideias e conceitos, ou que exige que tudo seja feito do seu jeito, inclusive o que está fora do seu alcance, ignorando que isso atrasa, contamina, atrapalha seus planos, e que bastaria ignorar tudo para nada acontecer. Você quer ter razão ou ganhar a eleição? Está certo que esse caso está mais para estratégia do que para humildade. Porém ponha-se no lugar do candidato: mesmo para ser estratégico precisa fazer-se humilde, em razão do foco na vitória. Eleição tem razões que a própria razão reconhece.

Saber o tempo correto das coisas, mais que sabedoria, é prática elevada de humildade. Um prefeito, governador, presidente que sabe esperar e sabe a hora certa de acelerar costuma estar sempre um passo à frente dos adversários e dos aliados. Ele consegue ouvir quando preciso, e falar se necessário. Captar o momento de tocar uma obra, e acertar na obra que o eleitor quer; aceitar uma derrota na negociação de hoje para colher frutos lá na frente; dividir louros para somar apoios, estas são habilidades que jamais andam fora do tempo e contra a humildade. Na vida em geral, salvam vidas, e nos fazem santos, como Santa Madre Tereza.

Não sou humilde. Mas estou de joelhos diante do que me falta. Porque me sobra disposição para conhecer quem quero ser. Ao perceberem o meu desencaminhamento, peço: me tragam imediatamente de volta ao chão. Desde já, agradeço. Mas não pensem que a humildade que busco rende-se passiva ao menor sinal de fogo. Humildemente lhes digo que, como bom escorpiano, posso de repente querer ser outro que não o que sou ou o que almejo ser, para simplesmente ser o que nem sei. E acentuo o humildemente porque reconheço entre os meus defeitos a inata incompetência para viver com medo de morrer senão por meus méritos.

Vassil Oliveira
Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).
Compartilhe
Tags

Mais Lidas

Prefeito Vilmar reúne pré-candidatos de 15 partidos aliados à Câmara nesta terça, 28

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (UB), reúne nesta terça-feira, 28, a partir das 18 horas, na Atlanta Music Hall, pré-candidatos e candidatas à...

Deputada Delegada Adriana Accorsi destina R$ 5 milhões 480 mil para Aparecida de Goiânia

A deputada federal delegada Adriana Accorsi destinou R$ 5 milhões 480 mil para a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Os recursos foram entregues nesta...

Estudantes de Goiás vão à final de concurso internacional de programação, no Cazaquistão

Equipe formada por alunos da UFG recebeu apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio da Fapeg Estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal...

Recentes

Relacionados