Aparecida está entre os 20 municípios que mais investiram em saneamento básico no país

em

|

views

e

comentários

Estudo observou os 100 municípios mais populosos do Brasil

Aparecida de Goiânia protagonizou avanço em direção à universalização do saneamento, emergindo como líder em ascensão no ranking nacional. Segundo o 16º Ranking de Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em colaboração com a GO Associados, Aparecida está entre os 20 municípios que mais investiram em saneamento básico no país. O estudo observou 100 municípios mais populosos do Brasil e foi divulgado nesta quarta-feira (20).

Os investimentos, que totalizam em média R$ 463,28 por habitante, impulsionaram o município a saltar 34 posições no ranking em apenas um ano. Assim, saiu da 52ª colocação em 2023 para alcançar a 18ª posição este ano. A cidade conquistou a pontuação máxima (10) em melhoria do atendimento e eficiência.

Nos últimos anos, a cidade tem demonstrado uma melhoria em seus indicadores, avançando em direção à universalização do saneamento básico. Isso significa que 93,64% de sua população tem acesso à água tratada e 76,46% têm acesso à coleta de esgoto. Em 2008, apenas 18% da população era beneficiada pelo saneamento.

O ranking avalia oito indicadores em três dimensões do saneamento básico: nível de atendimento, melhoria do atendimento e eficiência. Para elaborar a classificação, foram considerados indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) referentes ao ano-base de 2022, publicados pelo Ministério das Cidades.

O prefeito Vilmar Mariano atribui esse progresso à parceria com o Governo de Goiás. “Esses avanços são fruto de investimentos e dos esforços do governador Ronaldo Caiado, desde que assumiu o governo estadual, para aprimorar a infraestrutura de saneamento básico. Esse foi o marco principal e acredito que, em no máximo dois anos, alcançaremos a universalização do tratamento de água e esgoto em Aparecida. A parceria entre a prefeitura e o governo estadual tem feito toda a diferença.”

Além dos investimentos, de acordo com a prefeitura, outra etapa importante para os avanços no município foi a realização de parcerias. A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) – responsável pelo serviço de água tratada firmou acordos com o município para a execução dos serviços de esgotamento sanitário. A expectativa é que a totalidade seja alcançada até dezembro de 2024, muito antes do prazo estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020).

Prêmio “Casos de Sucesso & ESG”

Em agosto do ano passado, o município recebeu o Prêmio “Casos de Sucesso & ESG” na categoria “Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto”, que reconheceu as três cidades que mais se destacaram por evoluir nos serviços de tratamento de esgoto entre 2012 e 2021. O evento ocorreu na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo (SP), onde o prefeito Vilmar Mariano recebeu a premiação do Trata Brasil.

Compartilhe
Tags
spot_img

Mais Lidas

O velório do Bonifácio

Pois é, o Bonifácio morreu. A mídia regional anunciava o fato incansavelmente. Merecido, pois se tratava de pessoa de bem e inspiradora do respeito de todos. Eu também fui ao velório, por que não? Não por curiosidade, isso não. O Bonifácio não me era uma pessoa tão íntima, mas mesmo assim eu gostava dele. Conhecia muitos dos seus feitos em benefício do semelhante. De fato, ele gostava de ajudar os outros. Isso fazia dele uma pessoa bastante popular. Todos o conheciam ali na redondeza.

Mutirão de Aparecida no Santa Luzia inicia atendimentos diretos nesta sexta, 24

Moradores poderão usufruir de mais de 100 tipos de serviços, incluindo segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, que são novidade nesta...

Governo de Goiás: veja o que abre e fecha no feriado da padroeira de Goiânia

As repartições públicas estaduais na capital fecham nesta sexta-feira e reabrem na segunda-feira. Atividades essenciais, como saúde e segurança pública, funcionam normalmente Na sexta-feira (24/05),...
spot_img

Recentes

Relacionados