Aparecida está entre os 20 municípios que mais investiram em saneamento básico no país

em

|

views

e

comentários

Estudo observou os 100 municípios mais populosos do Brasil

Aparecida de Goiânia protagonizou avanço em direção à universalização do saneamento, emergindo como líder em ascensão no ranking nacional. Segundo o 16º Ranking de Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em colaboração com a GO Associados, Aparecida está entre os 20 municípios que mais investiram em saneamento básico no país. O estudo observou 100 municípios mais populosos do Brasil e foi divulgado nesta quarta-feira (20).

Os investimentos, que totalizam em média R$ 463,28 por habitante, impulsionaram o município a saltar 34 posições no ranking em apenas um ano. Assim, saiu da 52ª colocação em 2023 para alcançar a 18ª posição este ano. A cidade conquistou a pontuação máxima (10) em melhoria do atendimento e eficiência.

Nos últimos anos, a cidade tem demonstrado uma melhoria em seus indicadores, avançando em direção à universalização do saneamento básico. Isso significa que 93,64% de sua população tem acesso à água tratada e 76,46% têm acesso à coleta de esgoto. Em 2008, apenas 18% da população era beneficiada pelo saneamento.

O ranking avalia oito indicadores em três dimensões do saneamento básico: nível de atendimento, melhoria do atendimento e eficiência. Para elaborar a classificação, foram considerados indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) referentes ao ano-base de 2022, publicados pelo Ministério das Cidades.

O prefeito Vilmar Mariano atribui esse progresso à parceria com o Governo de Goiás. “Esses avanços são fruto de investimentos e dos esforços do governador Ronaldo Caiado, desde que assumiu o governo estadual, para aprimorar a infraestrutura de saneamento básico. Esse foi o marco principal e acredito que, em no máximo dois anos, alcançaremos a universalização do tratamento de água e esgoto em Aparecida. A parceria entre a prefeitura e o governo estadual tem feito toda a diferença.”

Além dos investimentos, de acordo com a prefeitura, outra etapa importante para os avanços no município foi a realização de parcerias. A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) – responsável pelo serviço de água tratada firmou acordos com o município para a execução dos serviços de esgotamento sanitário. A expectativa é que a totalidade seja alcançada até dezembro de 2024, muito antes do prazo estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020).

Prêmio “Casos de Sucesso & ESG”

Em agosto do ano passado, o município recebeu o Prêmio “Casos de Sucesso & ESG” na categoria “Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto”, que reconheceu as três cidades que mais se destacaram por evoluir nos serviços de tratamento de esgoto entre 2012 e 2021. O evento ocorreu na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo (SP), onde o prefeito Vilmar Mariano recebeu a premiação do Trata Brasil.

Compartilhe
Tags

Mais Lidas

Renovação do Programa Universitário do Bem vai até 31 de julho

Estudantes precisam atualizar o cadastro para continuar a receber o benefício no segundo semestre de 2024 Os estudantes contemplados pelo Programa Universitário do Bem (ProBem),...

Goiânia incentiva vacinação durante férias escolares

Município oferece 20 tipos de vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI) em suas 68 salas de atendimento. OMS orienta que manter carteira de...

Museu de Arte de Goiânia e Museu Frei Confaloni são opções gratuitas de lazer cultural nas férias

Locais abrigam história e obras que retratam a cidade, bem como grandes nomes da arte goiana, brasileira e até internacional O Museu de Arte de...

Recentes

Relacionados