spot_img

Deputado do Cerrado, Antônio Gomide entrega Comenda Washington Novaes na ALEGO

em

|

views

e

comentários

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) entregou, na noite desta segunda-feira, 3, a Comenda Washington Novaes a homens e mulheres que atuam pela defesa do meio ambiente em Goiás. A sessão solene, realizada na Assembleia Legislativa de Goiás, homenageou pessoas diretamente envolvidas na luta pela preservação ambiental em Goiás.

Antônio Gomide, deputado que propôs a homenagem, disse que a comenda é uma lembrança ao jornalista e ambientalista Washington Novaes, mas também para todos que acreditam e defendem o Cerrado, o meio ambiente, o bem viver coletivo em harmonia com a natureza. No entanto, salientou que não se pode esquecer que a Semana do Meio Ambiente ocorre no momento mais triste e desastroso dos últimos anos do Brasil, devido às enchentes no Rio Grande do Sul.

“Enquanto lamentamos a dor e o luto coletivo, uma conclusão é certa: trata-se de um desastre climático extremo severo. Eventos como esse estão fadados a repetição dada a gravidade das mudanças climáticas pela intervenção humana desempregada em nossa natureza. Vivemos em tempos de emergência climática, esta é a questão do século”, pontuou.

O deputado salientou que a luta principal de nosso tempo é para garantir os direitos fundamentais em matéria de meio ambiente e do clima. Por isso, a importância de homenagear os homens e as mulheres que têm consciência dos desafios postos.

“Todos os homenageados que se destacam na defesa e proteção do Cerrado têm a luz para o desafio que é clarear o caminho do debate da agenda ambiental climática, guiando e orientando as ações que levem a um novo modelo econômico sustentável. Viva a luta e a vida de Washington Novaes. Viva o Cerrado”, celebrou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (UB), pontuou a importância dos prefeitos presentes na homenagem pela manutenção e divulgação do Cerrado. Além disso, reforçou que a casa legislativa está à disposição dos gestores para promoção de vídeo para promoção das belezas e potencial turístico e ambiental dos municípios goianos.

Comenda

Pedro Novaes lembrou da trajetória do pai, Washington Novaes, cujo nome é homenageado através da comenda concedida para nomes importantes na luta pelo meio ambiente. “Ele sempre topou pagar o preço para continuar no caminho que escolheu. Para fazer o que fez teve que contrariar as expectativas, sobretudo do pai”, salientou.

Ele salientou que Washington Novaes foi um pioneiro em trazer para a pauta da imprensa brasileira a temática ambiental. Além disso, Pedro Novaes salientou que o pai foi um dos primeiros a alertar para o risco das mudanças climáticas, cujas consequências a gente está vivenciando de maneira trágica hoje.

“Cada mulher e homem que está aqui hoje para receber essa comenda, em algum momento, deve ter se visto ou vai se ver ainda na contramão, em minoria ou talvez sozinha. Mas acho que vocês devem se orgulhar das escolas e saber que na verdade não estão sozinhos, porque outros, como Washington, já estiveram no mesmo lugar”, reforçou.

Compartilhe
Tags

Mais Lidas

Central de Finanças tira dúvidas de contribuintes no 5º Mutirão de Goiânia em 2024

Entre serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Finanças aos moradores da Região Noroeste estão atualização cadastral, emissão de boletos, verificação de processos e outros...

Negocie Já: Governo de Goiás renegocia R$ 1,5 bilhão em dois meses

Balanço parcial aponta participação de 80 mil contribuintes; prazo de adesão termina em 29 de julho O programa de regularização de débitos de ICMS, IPVA...

O que diz o amor

Nenhuma discussão de amor esgota o assunto. Sempre haverá o que faltou dizer ou o que foi dito a mais. Uma ponta de desentendimento...

Recentes

Relacionados