Bibliolibras expande acervo com novos contos dos Irmãos Grimm

em

|

views

e

comentários

Crianças com deficiência auditiva e ouvintes podem acessar os contos de forma gratuita pelo site da Biblioteca Bilíngue de Literatura Infantil e Juvenil e pelo Youtube

O projeto Bibliolibras – Biblioteca Bilíngue de Literatura Infantil e Juvenil – Libras / Português anunciou a expansão de seu acervo com a publicação de quatro novas histórias clássicas dos Irmãos Grimm: Cinderela, O Ganso de Ouro, O Pobre Moço do Moinho e a Gatinha, João Fonte e Gaspar Fonte. Crianças surdas, ouvintes e deficientes visuais podem acessar os contos de forma gratuita pelo site da Bibliolibras.

De acordo com o produtor executivo do projeto, Pablo Regino, os contos foram adaptados para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), gravados em áudio (Português), filmados com interpretação em Libras, editados no formato padrão da Bibliolibras e registrados com ficha catalográfica e ISBN. “Eles também estão disponíveis de forma gratuita no site da biblioteca e no Youtube, democratizando assim o conteúdo”, explicou.

Para ele, o objetivo principal é continuar, ampliar a inclusão e acessibilidade de crianças surdas e com deficiência visual. “As novas produções complementam a coleção de Contos dos Irmãos Grimm, que foi iniciada em abril de 2017 com 12 obras. Atualmente a Bibliolibras conta com 21 livros voltados para os públicos infantil e juvenil, além de um curso de Introdução aos Estudos Literários”, destacou Pablo.

As novas histórias são apresentadas em vídeos de aproximadamente 12 minutos, com áudio em português e interpretação simultânea em Libras. A produção dos livros audiovisuais conta com a colaboração da Prof. Dra. Maria de Regino, idealizadora do projeto e responsável pela adaptação e narração dos textos, e de Mariá Afonsina na tradução e interpretação em Libras.

A professora e escritora Maria de Regino conta que, atualmente, a Bibliolibras atende a uma necessidade crescente de conteúdos acessíveis para a comunidade surda no Brasil, com aproximadamente 3 milhões de pessoas. “A inclusão e acessibilidade à literatura infantil e juvenil são essenciais para a igualdade de oportunidades. O projeto já impactou mais de 13.500 usuários e tem sido aplicado em salas de aula de universidades e escolas de diversas cidades do país, além de ser tema de pesquisas acadêmicas e fazer parte da Cátedra de Leitura da Unesco”, disse ela.

O site da Bibliolibras segue as diretrizes de acessibilidade da Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), garantindo acesso a pessoas com diferentes deficiências. O projeto será divulgado amplamente nas redes sociais e motores de busca, visando alcançar professores, alunos e o público em geral.

Sobre a Bibliolibras
A Bibliolibras é uma iniciativa pioneira que oferece conteúdo bilíngue em Libras e Língua Portuguesa para crianças surdas e ouvintes, promovendo a inclusão e acessibilidade à literatura infantil e juvenil. Desde sua criação em 2017, a Bibliolibras tem sido uma ferramenta valiosa para a divulgação da Libras e para a educação e inclusão de crianças surdas em todo o Brasil.

Para mais informações, acesse www.bibliolibras.com.br.

Compartilhe
Tags

Mais Lidas

PT foi maior adversário de Adriana, Gomide e de seus candidatos. Todos perderam para o antipetismo

O PT tem muitas lições a tirar das urnas. Questão de sobrevivência. A luta continua para tentar reeleger Lula mas a onda gigante da...

Professor Alcides bateu, bateu, bateu e no final apanhou feio das urnas. Vilela combateu e levou

Esse negócio de bater, bater, bater, sem seira nem beira, não elege ninguém. Bater, bater, bater no adversário sem construir uma base positiva de...

As vitórias de Ronaldo Caiado sobre Bolsonaro e o abismo até 2026

Se o caiadismo estava “restrito” a Goiás, agora ganha notícia nacional, com providencial ajuda de Jair Bolsonaro (PL), que tentou neste domingo de eleição,...

Recentes

Relacionados