Caiado apresenta resultados do combate à criminalidade em Goiás, no Fórum Esfera Nacional

em

|

views

e

comentários

Governador destaca que Goiás é referência nacional no combate ao crime organizado

Em debate realizado pelo Fórum Esfera Nacional – Conexões para Discutir o Brasil, neste sábado (08/06), em Guarujá (SP), o governador Ronaldo Caiado falou da experiência de Goiás na segurança pública. “A população goiana vive em paz, transitando sem medo e sem ter um metro quadrado comandado por bandido ou facção. A nossa polícia está preparada para salvar e proteger as pessoas”, disse Caiado.

Com o tema “Da teoria à prática: Soluções em segurança pública”, o Fórum também teve a participação de Mário Sarrubbo, secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça; Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro (RJ); Preto Zezé, presidente global da Central Única das Favelas (CUFA): e Pierpaolo Bottini, criminalista e professor de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP). O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também acompanhou o evento, que foi mediado pelo jornalista William Waack.

Uma das principais pautas dos participantes foi a necessidade nacional de combate aos grupos e facções criminosas e o tráfico de drogas. Em meio às discussões, Caiado ressaltou que é preciso coragem para tomar medidas duras, como, por exemplo, o isolamento de líderes dentro dos presídios e a proibição de visitas íntimas. “No meu estado não tem visita íntima para estuprador ou faccionado”, relatou o governador.

Referindo-se à legislação brasileira, o governador Cláudio Castro (RJ) destacou que “é retrógrada e favorece a criminalidade, com a prática das polícias prendendo traficantes e o sistema judiciário, muitas vezes, soltando os criminosos, logo em seguida”. Enfatizou que o país precisa reforçar o combate à lavagem de dinheiro. “O crime organizado hoje funciona pelo sistema financeiro tradicional”, disse Castro.

Já o secretátio nacional, Mário Sarrubo, argumentou que o governo federal tem trabalhado para construir políticas públicas para coibir o crime organizado em nível nacional. “É preciso estabelecer diretrizes, olhar a atividade criminosa como um todo, combater a corrupção de agentes públicos. Segurança pública é uma questão de direitos fundamentais, mas, também, econômica”, disse. Acrescentou que, por isto, uma das estratégias é o fortalecimento do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), órgão federal ligado ao Banco Central do Brasil.

Para Preto Zezé, presidente da CUFA, “no Brasil, a segurança pública ainda não respirou os ares da redemocratização. Ao invés de importar soluções de outros países, é preciso conhecer as soluções que estão sendo criadas aqui, como, por exemplo, a de Goiás”. Além disso, ele afirmou que o Brasil precisa voltar a ter conversas como às promovidas pelo evento, mesmo com divergências. A posição de compartilhar experiências e, principalmente, informações, também é defendida pelo advogado Pierpaolo Bottini. “Para combater máfias internacionais, o governo federal deve organizar as informações nacionais de criminalidade”, disse.

A Esfera Brasil é uma organização que se intitula apartidária, criada para fomentar o pensamento e diálogo sobre o Brasil, e reúne empresários, empreendedores e a classe produtiva. A proposta é ser um polo aglutinador entre empresas, governos e instituições, estimulando debates.

Combate ao crime em Goiás
Para combater o crime organizado, Goiás determinou três eixos, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO): integração, inteligência e integridade. O objetivo é impedir a atuação das organizações criminosas desde a perspectiva da própria atividade criminosa até o plano da recuperação dos desvios praticados pelo grupo infrator.

Além disso, foi criada a Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, no âmbito da SSP-GO, em parceria com as delegacias especializadas, como a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap) e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT).

Compartilhe
Tags

Mais Lidas

Renovação do Programa Universitário do Bem vai até 31 de julho

Estudantes precisam atualizar o cadastro para continuar a receber o benefício no segundo semestre de 2024 Os estudantes contemplados pelo Programa Universitário do Bem (ProBem),...

Goiânia incentiva vacinação durante férias escolares

Município oferece 20 tipos de vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI) em suas 68 salas de atendimento. OMS orienta que manter carteira de...

Museu de Arte de Goiânia e Museu Frei Confaloni são opções gratuitas de lazer cultural nas férias

Locais abrigam história e obras que retratam a cidade, bem como grandes nomes da arte goiana, brasileira e até internacional O Museu de Arte de...

Recentes

Relacionados