Caiado dá o tom e indica o caminho de sua base na eleição em Goiânia

em

|

views

e

comentários

Tem dia que pega fogo. Outro dia é calmaria. As pré-campanhas para as eleições do ano que vem estão acesas e são ativadas de acordo com as circunstâncias e o fôlego dos jogadores. Nos últimos dias, com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na China, o que vimos foi a política goiana em fogo brando. Um fio de lamparina acesa.

Caiado dita o ritmo, marca o compasso, controla a fogueira das vaidades. Na volta, um dos pré-candidatos a prefeito da Capital, Bruno Peixoto, disse ao O Popular que o governador deixou claro a importância da sua permanência no comando da Assembleia para o projeto de candidatura à Presidência. Bruno pediu mais um tempinho para apagar sua brasa: fevereiro. Até lá, continua pré-candidato. Ele é o nome que ganha mais corpo na base governistas, o empresário e ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot.

Fica claro que Bruno já parece ter aceitado que não é o escolhido. O tempo é apenas regimental com um pingo de gasolina com esperança: e se Darrot desagradar o governador até lá? A pronta declaração de Bruno – mal chegou, já deu o recado – mostra que o governador já vislumbra o cenário que quer. Agora, é administrar os dias, as horas e a ansiedade da turma. Até para não atrapalhar seu momento de alta visibilidade com farta distribuição de brinquedos e animada programação de Natal.

Caiado age em sintonia com o vice, Daniel Vilela, presidente do MDB. Daniel se esforça para isso. Quanto mais satisfeito estiver o governador, mais tranquila será a relação dos dois e mais garantido fica a parceria com natural desdobramento, em abril de 2026, quando Caiado deverá se desincompatibilizar para, quem sabe, ser candidato a presidente. Significa que saber agora se Jânio será candidato a prefeito pelo União Brasil ou MDB não muda a essência, ele será o nome governista, de Caiado e Daniel.

Ainda sobre a chapa, Ana Paula Rezende topando ser a vice, natural que ela seja União Brasil-MDB. Ana Paula nasceu emedebista de pai e mãe Iris. Essa chapa parece absorvida pela base, inclusive. Sem estardalhaço, este foi o principal assunto entre caiadistas e emedebistas enquanto o governador esteve na China. Nasce – por enquanto como especulação – na paz, e com potencial de apaziguar os ânimos numa estrutura que é ampla e, portanto, difícil de ser administrada.

Caiado e Daniel podem então começar a preparar o dia seguinte, que é trabalhar pela vitória. A definição dos candidatos na Capital é só o primeiro passo. Vencer é que são elas. Há nomes mais conhecidos que Jânio e com estrutura suficiente para lhes dar perspectiva real na disputa. Goiânia não será palco de uma simples diatribe do governador. A guerra será real principalmente para Daniel, que se estabelece como líder. No fogo cruzado, estará o futuro do jogo do poder em Goiás.

* Texto publicado pela Tribuna do Planalto

Vassil Oliveira
Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).
Compartilhe
Tags
spot_img

Mais Lidas

O velório do Bonifácio

Pois é, o Bonifácio morreu. A mídia regional anunciava o fato incansavelmente. Merecido, pois se tratava de pessoa de bem e inspiradora do respeito de todos. Eu também fui ao velório, por que não? Não por curiosidade, isso não. O Bonifácio não me era uma pessoa tão íntima, mas mesmo assim eu gostava dele. Conhecia muitos dos seus feitos em benefício do semelhante. De fato, ele gostava de ajudar os outros. Isso fazia dele uma pessoa bastante popular. Todos o conheciam ali na redondeza.

Mutirão de Aparecida no Santa Luzia inicia atendimentos diretos nesta sexta, 24

Moradores poderão usufruir de mais de 100 tipos de serviços, incluindo segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, que são novidade nesta...

Governo de Goiás: veja o que abre e fecha no feriado da padroeira de Goiânia

As repartições públicas estaduais na capital fecham nesta sexta-feira e reabrem na segunda-feira. Atividades essenciais, como saúde e segurança pública, funcionam normalmente Na sexta-feira (24/05),...
spot_img

Recentes

Relacionados