Caiado, Daniel Vilela, Vanderlan, Adriana Accorsi e Ana Paula Rezende: e agora?

em

|

views

e

comentários

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) faz articulação estratégica para amarrar a sua candidatura a prefeito de Goiânia oferecendo a vice ao MDB, mas sem fazer o gesto necessário a quem hoje tem grande influência no MDB: o governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Ilusão imaginar que o vice-governador e presidente emedebista, Daniel Vilela, vai fazer algo sem antes ajustar com Caiado. O governador já disse que renunciará em abril de 2026, está em uma cruzada para ser candidato a presidente, e o mais estratégico para os dois é amarrar juntos as decisões mais estratégicas para estas eleições.

Vanderlan não terá o MDB sem que se entenda com Caiado, simples assim. Possível o entendimento? Quase impossível. Estão em pauta jogos políticos, mas também vaidades. Seria preciso superar isso. Quase não é impossível, entretanto. E Vanderlan terá que agir logo.

Caiado retorna de Israel com disposição de decidir quem será o candidato de sua base ao governo. Jânio Darrot está em ação, porém não empolgou. Ana Paula Rezende foi chamada de volta à disputa e há expectativa de que diga sim, o que mudaria o tabuleiro.

Nesse ambiente, Vanderlan consegue convencer Caiado e Daniel a desistirem de lançar um nome e apoiá-lo? Há confiança suficiente de que Vanderlan, eleito prefeito, não será candidato a governador em seguida, ou apoiará com convicção e vontade Daniel para uma eventual reeleição, no que seria um acordo costurado para justificar a aliança agora?

Pesa contra Vanderlan a desconfiança política de que não cumpre trato, o que ele nega. Reservadamente o que ele argumenta é outra coisa: ele cumpriu; quem não cumpriu foi Caiado, que teria acertado com ele a decisão de veto a eventual vice em sua chapa.

Vanderlan, neste caso, terá de levar em conta uma regra muito repetida por um de seus principais estrategistas: quer ter razão ou ganhar a eleição? Se decidir ter razão, aí que a aliança com Caiado não sairá mesmo, uma vez que a Caiado, se é que de fato topa ainda apoiá-lo, só interessa o gesto da desculpa pública por questões pessoais entre ambos.

O mais curioso nessa história é perceber o papel que o PT aceita calado. Adriana Accorsi, a pré-candidata petista, ofereceu abertamente a Vanderlan um acordo para ele não ser candidato agora. Extra-oficialmente essa negociação envolveria até um ministério no governo Lula (o que é dito mas não é comprovado).

No mínimo, o PT daria a vice na Capital a Vanderlan, apoio à pré-candidatura a prefeita da esposa de Vanderlan em Senador Canedo, Izaura Cardoso, e, cereja do bolo, apoio de Lula em 2026 para o hoje senador ser candidato a governador. Quer mais?

E vejam só. Vanderlan esnoba a proposta do PT e busca conforto no MDB, que tem a maior estrutura partidária em Goiânia, e não dará um passo a seu favor sem concordância de Caiado, com quem não se entende e cujo partido abriga atualmente o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, com quem Vanderlan rompeu e contra quem está lançando sua esposa apesar de ser ele próprio candidato na vizinha Capital.

O fator Ana Paula Rezende será importante em tudo. Vanderlan sonha com ela na vice, uma emedebista com história, filha do casal Iris. Caiado também a quer, mas a candidata. Ana Paula volta a ter seu nome no jogo não é à toa. E sua nova decisão, se será ou não candidata, e a que cargo, ditará o rumo das eleições em Goiânia.

Ana Paula vice, candidata a prefeita ou fora definitivamente do jogo? Essa a pergunta da vez para Vanderlan, Caiado e Daniel, e para Adriana Accorsi. Com ela, uma coisa, sem ela, outra história.

*Texto publicado pelo Diário de Goiás

Vassil Oliveira
Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).
Compartilhe
Tags

Mais Lidas

“Pra cuidar de Goiânia” é o nome da coligação de Adriana Accorsi

Convenção será no próximo sábado (3/8), 8h30, na Câmara Municipal de Goiânia Em pré-campanha para a prefeitura de Goiânia, a deputada federal Adriana Accorsi vai...

Adriana Accorsi faz compromisso público de renovar convênios e negociar dívidas com prestadores de serviços da saúde em Goiânia

Pré-candidata também se comprometeu em reestruturar o Imas e construir um Hospital Geral Municipal durante bate-papo com os prestadores de serviços da saúde no...

População já pode utilizar totens de segurança em Aparecida em casos de emergência

Os 101 Totens de Segurança instalados em pontos estratégicos da cidade, principalmente em locais com grande fluxo de pedestres, já estão em pleno funcionamento,...

Recentes

Relacionados