Caiado já está no lucro com possível candidatura a presidente

em

|

views

e

comentários

O governador Ronaldo Caiado tem o discurso pronto, com base forte na Segurança e exemplo na realidade de seu governo em Goiás; tem um governo muito bem avaliado para mostrar ao Brasil como referência; tem a possibilidade de ser o representante de um dos maiores partidos brasileiros; tem como antagonista histórico o presidente Lula; tem como referência uma base eleitoral forte, o agronegócio; tem a eloquência e a disposição para falar alto e em bom tom.

Aos poucos, o goiano vai ganhando mais pegada nacional como pré-candidato a presidente do Brasil em 2026. Falta muito até o afunilamento da eleição, mas o tempo de Caiado agora começa a ser outro, e a correr a seu favor: o tempo de acumular milhas com algo que até há pouco era apenas um sonho. Hoje, mais do que nunca, Caiado tem chão e razão para se apresentar como um nome de fato no jogo, e com disposição para o embate necessário.

Para Lula, a eleição de 2026 é uma realidade constante. Não há dia em que ele não seja julgado pelo que está fazendo e colocado diante de uma possibilidade real de derrota hoje, quem sabe, ou vitória amanhã. Caiado, sonhando, era um nome com palanque no Estado. Com aval do União Brasil, pode a qualquer dia e hora entrar no mesmo ritmo do petista, ou não, para o embate direto. Porque, no tempo e no espaço eleitoral da sucessão presidencial, estão iguais.

Como adversários, Lula e Caiado tem algo em comum: em que pese a idade acima dos 70, ambos mostram fôlego de quem tem bem menos. Não que a idade, neste caso, vá fazer a diferença, mas não deixa de ser curioso ver que eles próprios não se limitam, inclusive mostrando a paixão polícia que vemos faltar em muitos políticos jovens. E sem paixão – sem tesão, pra ser exato – não há solução, ensina Roberto Freire.

A corrida de Caiado para adiantar a sua pré-candidatura a presidente não foi em vão e funcionará agora como um referenciador nacionalmente para seu trabalho no governo de Goiás e como cabo eleitoral para as prefeituras. Mais do que o governador com mais de 80% de aprovação, ele será citado como presidenciável em todos os municípios, indo ou não indo até eles para pedir votos aos aliados. E, exatamente por ser presidenciável, terá mais atenção da mídia nacional aos seus atos e movimentos no Estado.

A eleição de Goiânia pode evoluir para um embate direto e à parte entre Lula e Caiado, caso o candidato deste, hoje Jânio Darrot (MDB), cresça e vá para o segundo turno com a petista Adriana Accorsi – se um dos dois não ganhar no primeiro. Há mais variáveis na Capital capazes de mexer com o candidato a presidente Ronaldo Caiado. Caiado sabe disso e tem mostrado que está pronto para fazer o que for preciso hoje, amanhã ou em outubro de 2026.

Ronaldo Caiado está no lucro com sua pré-candidatura a presidente. Para Lula, nada a perder, por enquanto. Na prática, um faz palanque para o outro. Em 2026 eles se entendem. Pera. Em 2026 eles tem tudo para se desentender nas urnas.

* Texto publicado pela Tribuna do Planalto

Vassil Oliveira
Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).
Compartilhe
Tags
spot_img

Mais Lidas

O velório do Bonifácio

Pois é, o Bonifácio morreu. A mídia regional anunciava o fato incansavelmente. Merecido, pois se tratava de pessoa de bem e inspiradora do respeito de todos. Eu também fui ao velório, por que não? Não por curiosidade, isso não. O Bonifácio não me era uma pessoa tão íntima, mas mesmo assim eu gostava dele. Conhecia muitos dos seus feitos em benefício do semelhante. De fato, ele gostava de ajudar os outros. Isso fazia dele uma pessoa bastante popular. Todos o conheciam ali na redondeza.

Mutirão de Aparecida no Santa Luzia inicia atendimentos diretos nesta sexta, 24

Moradores poderão usufruir de mais de 100 tipos de serviços, incluindo segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, que são novidade nesta...

Governo de Goiás: veja o que abre e fecha no feriado da padroeira de Goiânia

As repartições públicas estaduais na capital fecham nesta sexta-feira e reabrem na segunda-feira. Atividades essenciais, como saúde e segurança pública, funcionam normalmente Na sexta-feira (24/05),...
spot_img

Recentes

Relacionados