No Dia Internacional do Jovem Trabalhador, Iphac promove palestras com grandes empresários que já foram jovens aprendizes

em

|

views

e

comentários

Sede em Goiânia terá programação durante todo o dia. Em polos de outros estados, programação segue durante a semana

O Dia Internacional do Jovem Trabalhador, comemorado nesta quarta-feira, 24 de abril, vai movimentar as unidades geridas pelo Instituto Promover – Iphac em todo o Brasil.

Na sede em Goiânia, os jovens vão assistir palestras de figuras públicas e empresários que já foram jovens aprendizes. Um deles, Antônio Freire Júnior, é sócio de uma das maiores redes de restaurantes do país.


A programação inclui cursos para jovens da Comunidade – pacote office e assistente administrativo com certificado. Além de palestras haverá oficinas e workshops sobre empreendedorismo e empregabilidade.

A data do dia 24 de abril, escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), destaca que inserir jovens e novos profissionais no mercado de trabalho é essencial para alcançar um futuro mais igualitário.

Para o presidente do Iphac, Valdinei Valério, a Aprendizagem ainda é a eficaz política mais eficaz para incluir o jovem no mercado de trabalho e mantê-lo na escola. Apesar dos esforços, ele lembra que dados divulgados há um mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que um entre cinco jovens, não estudava nem trabalhava em 2023.

Ou seja, uma parcela de 19,8% dos jovens de 15 a 29 anos no Brasil, ou seja, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE. EM números absolutos, são 9,6 milhões de pessoas nessa situação.

Valdinei destaca que houve um recuo na parcela de jovens que não trabalhavam nem estudavam em comparação com 2022 (20%) e com 2019 (22,4%), mas que é preciso garantir outras oportunidades aos jovens além do estudo e do trabalho.

“A inclusão passa pelo aspecto sócio econômico e requer acesso a tecnologia, saúde, lazer, cultura e autoconhecimento. Para isso acontecer, é preciso que o poder público fortaleça a Aprendizagem, incentive as empresas e invista em outras políticas públicas para a juventude”, analisa.

Aprendizagem e inserção social
O trabalho que o Iphac realizada com o programa Promover Aprendiz, ou Jovem Aprendiz, como é conhecido, tem como base a proteção social e a formação integral do jovem, com capacitação técnica para o trabalho e preparação para a vida.

Nos projetos geridos pelo Instituto pelo país, como os Centros de Referência das Juventudes (CRJ), com oferecimento de cursos, oficinas e imersões no mundo profissional, os jovens passam a ter capacidade para lidar com as situações do mercado e até mesmo para empreender.

Muito mais do que dizer que os jovens são o futuro do país, o Iphac tem aplicado o que organizações internacionais, como a ONU, pregam para a atividade do jovem seja importante para as empresas e, principalmente, para as comunidades alcançadas com as oportunidades da juventude.

Programação
Matutino
8 horas – Abertura
8h15 – Antônio Freire Júnior (Restaurante Côco Bambu) – “Histórico de Jovem Aprendiz”
8h35 – Matheus Ramos – Vice-prefeito de Alexânia – “Jovem Aprendiz na Gestão Pública”
9h00 – Nathália Reis (Psicóloga) – “ Saúde e Bem-estar”
9h30 – Intervalo – Lanche
10h00 às 12h – Workshop sobre Gestão do Conhecimento e Finanças, dentro da linha de incentivo ao empreendedorismo e empregabilidade (IPOG)

Das 8h15 às 12h
Cursos para para jovens da Comunidade – com certificado
Curso Pacote Office
( Sala de Computadores)
Assistente Administrativo
(Sala de Aula)
Local: Sala de Computadores

Vespertino
14h – Abertura
14h15- Dinâmicas educativas com instrutores do Instituto
14h30 –Leonardo Dantas (Psicopedagogo e neuropedagogo) “Equilíbrio Sócio emocional
15h30 – Intervalo – Lanche
Das 16h às 18h – Workshop sobre Gestão do Conhecimento e Finanças, dentro da linha de incentivo ao empreendedorismo e empregabilidade (IPOG)

Das 14h15 às 18h
Cursos para para jovens da Comunidade – com certificado
Curso Pacote Office
( Sala de Computadores)
Assistente Administrativo
(Sala de Aula)
Local: Sala de Computadores

Serviço
Dia Internacional do Jovem Trabalhador
Palestras, cursos e workshops
Dia: 24 de abril (quarta)
Horário: Das 8 às 18h
Local: Instituto Promover (Iphac)
Av. 85, 160 – Térreo – Setor Sul, Goiânia (Próximo a Praça Cívica)

Compartilhe
Tags
spot_img

Mais Lidas

O velório do Bonifácio

Pois é, o Bonifácio morreu. A mídia regional anunciava o fato incansavelmente. Merecido, pois se tratava de pessoa de bem e inspiradora do respeito de todos. Eu também fui ao velório, por que não? Não por curiosidade, isso não. O Bonifácio não me era uma pessoa tão íntima, mas mesmo assim eu gostava dele. Conhecia muitos dos seus feitos em benefício do semelhante. De fato, ele gostava de ajudar os outros. Isso fazia dele uma pessoa bastante popular. Todos o conheciam ali na redondeza.

Mutirão de Aparecida no Santa Luzia inicia atendimentos diretos nesta sexta, 24

Moradores poderão usufruir de mais de 100 tipos de serviços, incluindo segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, que são novidade nesta...

Governo de Goiás: veja o que abre e fecha no feriado da padroeira de Goiânia

As repartições públicas estaduais na capital fecham nesta sexta-feira e reabrem na segunda-feira. Atividades essenciais, como saúde e segurança pública, funcionam normalmente Na sexta-feira (24/05),...
spot_img

Recentes

Relacionados