Dia Nacional da Imunização: Governo de Goiás alerta para vacinas contra pólio e influenza

em

|

views

e

comentários

Final de semana é marcado pelo D dia D de vacinação contra poliomielite; demais imunizantes previstos no calendário nacional do SUS, inclusive contra influenza, também estão disponíveis

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde (SES), faz neste domingo (09/06), Dia Nacional da Imunização, um chamado para que a população atualize o cartão de vacinas. Forma mais eficaz e segura de proteção contra doenças infecciosas, as doses do Programa Nacional de Imunização (PNI) estão disponíveis em todo o estado, com destaque para a campanha contra poliomielite e o imunizante contra influenza.

O secretário da Saúde, Rasível Santos, reforça que é preciso aumentar as coberturas vacinais. “Estamos empenhados em estimular pais e responsáveis a protegerem seus filhos para que toda a população esteja protegida. O trabalho de retomada das coberturas não pode parar, porque o governador Ronaldo Caiado tem como missão cuidar e salvar vidas e não podemos aceitar nada diferente disso”.

A campanha contra pólio começou no dia 27 de maio e vai até 14 de junho, com o dia D marcado para este sábado (08/06). No último dia 31 de maio terminou a campanha de vacinação contra a influenza, mas a vacinação continua sendo realizada enquanto houver doses disponíveis para toda a população acima de 6 meses de idade. Além destas, diversas outras vacinas podem ser tomadas.

O calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente 48 imunobiológios, entre vacinas, soros e imunoglobulinas, para todas as faixas etárias. O país possui mais de 38 mil salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo mais de 900 salas no estado de Goiás.

Iniciativas
O Programa Imuniza Goiás foi criado em 2022 para auxiliar os profissionais de saúde no monitoramento e identificação de crianças não vacinadas, fornecendo informações como número de telefone, nome da criança, nome da mãe e endereço. Essa ferramenta possibilita uma abordagem direta e eficaz na busca ativa para melhorar os índices de imunização.

A lei estadual 22.243, sancionada em agosto de 2023, estabeleceu a obrigatoriedade de apresentação do Certificado de Vacinação no ato da matrícula escolar para estudantes de até 18 anos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio, das redes pública e privada. Em outra ação, mais de 1,6 mil profissionais foram capacitados para trabalhar com a imunização.

Além de projetos de cofinanciamento que contemplam os municípios, o Governo de Goiás também reconheceu aqueles que se destacaram na imunização contra a dengue com o Prêmio Zé Gotinha do Cerrado. Os destaques foram as cidades de Paranaiguara, Davinópolis, Goiandira e Porteirão, que aplicaram 100% das doses destinadas a adolescentes.

Vacinas salvam vidas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, anualmente, as vacinas salvam mais de 3 milhões de vidas ao redor do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo do Dia Nacional da Imunização é chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva. Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções.

Compartilhe
Tags

Mais Lidas

Renovação do Programa Universitário do Bem vai até 31 de julho

Estudantes precisam atualizar o cadastro para continuar a receber o benefício no segundo semestre de 2024 Os estudantes contemplados pelo Programa Universitário do Bem (ProBem),...

Goiânia incentiva vacinação durante férias escolares

Município oferece 20 tipos de vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI) em suas 68 salas de atendimento. OMS orienta que manter carteira de...

Museu de Arte de Goiânia e Museu Frei Confaloni são opções gratuitas de lazer cultural nas férias

Locais abrigam história e obras que retratam a cidade, bem como grandes nomes da arte goiana, brasileira e até internacional O Museu de Arte de...

Recentes

Relacionados