spot_img

Fórum Ambiental discute Mudanças Climáticas em Aparecida

em

|

views

e

comentários

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), realizou nesta quarta-feira, 5, o Fórum Ambiental sobre Mudanças Climáticas, em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. O fórum teve como objetivo propor reflexão sobre os impactos das mudanças do clima e as possíveis medidas de mitigação e adaptação.

O encontro contou com a presença do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Organizações Não-Governamentais (ONGs), servidores municipais e estudantes do Colégio Estadual Jesus Conceição Leal e crianças da Guarda Mirim de Aparecida.

A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida, Valéria Pettersen, afirmou que o fórum é o espaço oportuno para discutir ações e propostas para a cidade. “As nossas ações na cidade precisam estar em harmonia com o meio ambiente. Precisamos rever o comportamento social e cuidar do meio ambiente para um futuro de qualidade. Esse é momento de refletir boas práticas ambientais para a nossa cidade”.

Especialista em gestão e planejamento ambiental, Patrícia Elias Sahium, da Orizon Valorização Ambiental, falou sobre mudança climática e responsabilidade socioambiental. “É preciso sensibilizar as pessoas para adoção de iniciativas de conservação e preservação do meio ambiente. Cuidar da cidade, das áreas verdes, ter responsabilidade, é o nosso dever. Não podemos perder tempo e agir como se nada tivesse acontecendo. A mudança do clima é um sinal de que precisamos mudar nossas ações em relação ao planeta”, afirmou.

O vereador Fábio Ideal, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, lembrou dos desafios na cidade e da importância de políticas públicas para conter infrações ambientais na cidade. “O meio ambiente tem cobrado da sociedade as agressões que tem sofrido ao longo do tempo. Além de estimular políticas públicas, estes encontros são valiosos para fomentar a responsabilidade socioambiental. É triste perceber o descaso de alguns quanto ao meio ambiente e precisamos mudar rapidamente”, pontuou.

A vereadora Camila Rosa, por sua vez, comentou que a data reverbera a importância de uma transformação social. “Ter um ambiente ecologicamente equilibrado é um direito humano e precisamos entender que cuidar da natureza é uma responsabilidade coletiva. O meio ambiente é a nossa casa e precisamos dele para viver bem. Cabe a nós cuidar e saber que cada atitude nossa vai determinar a qualidade ambiental na nossa cidade”, completou.

A estudante do 9° ano, na Escola Estadual Jesus Conceição Leal, Giovana Carvalho comentou da importância do fórum. “Foi muito importante para o nosso saber, gostei muito dessa palestra sobre mudança do clima, com ações assim a gente consegue aprender cada vez mais sobre atitudes que mudam a vida das pessoas”, pontuou.

Além do Fórum, a prefeitura realiza até o próximo sábado, 08, ações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Na quinta e sexta, dias 06 e 07, das 8h às 16h, a Equatorial Energia estará com Unidade Móvel na Praça CEU das Artes, do Setor Cidade Vera Cruz. Será realizada a troca de lâmpada incandescentes por lâmpadas de LED e palestra sobre Consumo Consciente. No sábado, 08, as 13 horas, acontece no EMEI Monteiro Lobato, a inauguração do pomar didático em agrofloresta.

Compartilhe
Tags

Mais Lidas

Central de Finanças tira dúvidas de contribuintes no 5º Mutirão de Goiânia em 2024

Entre serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Finanças aos moradores da Região Noroeste estão atualização cadastral, emissão de boletos, verificação de processos e outros...

Negocie Já: Governo de Goiás renegocia R$ 1,5 bilhão em dois meses

Balanço parcial aponta participação de 80 mil contribuintes; prazo de adesão termina em 29 de julho O programa de regularização de débitos de ICMS, IPVA...

O que diz o amor

Nenhuma discussão de amor esgota o assunto. Sempre haverá o que faltou dizer ou o que foi dito a mais. Uma ponta de desentendimento...

Recentes

Relacionados