Prefiro as pipas eleitorais

em

|

views

e

comentários

Revestir um candidato que tem voto mas não tem propósitos é um dos desafios de quem cuida daqueles que acham que eleição se compra em feira de boca de urna. O ‘banho de loja’ nem pode ser banho de ideologia, porque isso compromete. Tem que ser roupa e maquiagem lavável à primeira negociação partidária ou coisa igual.

É do jogo. Mais difícil é fazer campanha com ideias, propostas plausíveis e posicionamentos definidos – o que não quer dizer imutáveis – sobre temas que afetam a vida de muitos, ou de todos. Ter alma é mais difícil do que ser apenas mais um corpinho útil para as campanhas de ocasião e oportunidade. Já começa por um pressuposto, por convicção e/ou princípio, nada ajustável ao mercado eleitoral: a conquista de outras almas, em vez de pesque e pague eventual.

Muito difícil essa coisa de querer mandato mas também salvação ao fogo do inferno. Inclusive porque o eleitor cobra políticos honestos, mas desconfia de todos, e mais ainda, ao que parece, dos que são de fato honestos. O eleitor é honesto? Conheço bastante os que são – até a véspera da votação. Não há que se julgar ninguém, claro. Ser ou não ser já foi dilema, hoje é opção de vida. Na prática, a teoria é outra história.

Não escrevi isso concordando com a realidade. Nem sofrendo de depressão divina. Escrevo porque o papel está em branco, o computador tem memória, e eu, eu estou sobrando. Prefiro os pipas aos fogos de artifício.

Leia também: A você, tão cheio de ‘muy amigos’

Vassil Oliveira
Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).
Compartilhe
Tags

Mais Lidas

Prefeito Vilmar reúne pré-candidatos de 15 partidos aliados à Câmara nesta terça, 28

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (UB), reúne nesta terça-feira, 28, a partir das 18 horas, na Atlanta Music Hall, pré-candidatos e candidatas à...

Deputada Delegada Adriana Accorsi destina R$ 5 milhões 480 mil para Aparecida de Goiânia

A deputada federal delegada Adriana Accorsi destinou R$ 5 milhões 480 mil para a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Os recursos foram entregues nesta...

Estudantes de Goiás vão à final de concurso internacional de programação, no Cazaquistão

Equipe formada por alunos da UFG recebeu apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio da Fapeg Estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal...

Recentes

Relacionados

8 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here