spot_img

Prefiro as pipas eleitorais

em

|

views

e

comentários

Revestir um candidato que tem voto mas não tem propósitos é um dos desafios de quem cuida daqueles que acham que eleição se compra em feira de boca de urna. O ‘banho de loja’ nem pode ser banho de ideologia, porque isso compromete. Tem que ser roupa e maquiagem lavável à primeira negociação partidária ou coisa igual.

É do jogo. Mais difícil é fazer campanha com ideias, propostas plausíveis e posicionamentos definidos – o que não quer dizer imutáveis – sobre temas que afetam a vida de muitos, ou de todos. Ter alma é mais difícil do que ser apenas mais um corpinho útil para as campanhas de ocasião e oportunidade. Já começa por um pressuposto, por convicção e/ou princípio, nada ajustável ao mercado eleitoral: a conquista de outras almas, em vez de pesque e pague eventual.

Muito difícil essa coisa de querer mandato mas também salvação ao fogo do inferno. Inclusive porque o eleitor cobra políticos honestos, mas desconfia de todos, e mais ainda, ao que parece, dos que são de fato honestos. O eleitor é honesto? Conheço bastante os que são – até a véspera da votação. Não há que se julgar ninguém, claro. Ser ou não ser já foi dilema, hoje é opção de vida. Na prática, a teoria é outra história.

Não escrevi isso concordando com a realidade. Nem sofrendo de depressão divina. Escrevo porque o papel está em branco, o computador tem memória, e eu, eu estou sobrando. Prefiro os pipas aos fogos de artifício.

Leia também: A você, tão cheio de ‘muy amigos’

Vassil Oliveira
Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).
Compartilhe
Tags
spot_img

Mais Lidas

Republicanos tem 24 pré-candidatas à Câmara, o dobro da cota mínima

Olho: Montagem da chapa de vereadores foi articulada pela presidente do diretório municipal, Sabrina Garcez Articulada pela vereadora e presidente municipal, Sabrina Garcez, a chapa...

Caiado tem força pra eleger, mas perde fácil quem não faz a sua parte

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) é o maior cabo eleitoral de Goiás neste momento. Essa a visão que prevalece nos bastidores políticos. O...

Candidatos com crise existencial nunca chegam a Iris

As candidaturas a prefeito entraram em um período de intensa crise existencial e busca de si mesmas: onde estou? para onde vou?

Recentes

Relacionados

7 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here