Republicanos tem 24 pré-candidatas à Câmara, o dobro da cota mínima

em

|

views

e

comentários

Olho: Montagem da chapa de vereadores foi articulada pela presidente do diretório municipal, Sabrina Garcez

Articulada pela vereadora e presidente municipal, Sabrina Garcez, a chapa do Republicanos para Câmara de Goiânia terá a maior quantidade de mulheres entre os partidos que vão concorrer às 37 cadeiras que estarão em disputa nas eleições que ocorrem em outubro deste ano.

A sigla tem mais de 60% de pré-candidatas e não haverá dificuldade para o cumprimento da cota de 30% para a cota de gênero.

O partido conta com:

24 mulheres (63,2%)
14 homens (36,8%).

De acordo com Sabrina, a divisão foi fruto de seu trabalho na busca pela montagem das chapas com espaço e protagonismo para as mulheres.

“No Republicanos, a atuação da mulher não se resume a cumprir a cota, mas de protagonismo. Essa quantidade de mulheres é fruto do resultado deste compromisso, não apenas para a próxima eleição, mas da formação de um partido sólido, que faz diferença na política goianiense”, afirmou Garcez.

Reunião com pré-candidatos

O anúncio foi feito pela presidente municipal nesta terça-feira (30), após reunião com os dois vereadores e pré-candidatos à reeleição, Isaias Ribeiro e Geverson Abel, o secretário de Governo de Goiânia (Segov), Jovair Arantes, e os postulantes à Câmara de Goiânia.

Conforme Garcez, com os três parlamentares em mandato e 35 nomes com história e propostas para Goiânia, a legenda tem condições de ampliar a sua representatividade e perspectiva de fazer entre cinco e seis cadeiras no Poder Legislativo.

Cota de gênero

A legislação eleitoral exige um mínimo de 30% reservados para a cota minoritária de chapa de candidatos ao Legislativo (vereador, deputado estadual ou deputado federal). Essa norma tem origem na tradicional baixa participação feminina nas campanhas eleitorais.

O que se desenha na chapa do Republicanos em Goiânia é a inversão da lógica tradicional, com uma maioria de candidatas mulheres. Nesse caso, o partido tem de se atentar para que o número de candidatos homens não fique em número menor que 30%, para não ferir a regra de cota de gênero.

Compartilhe
Tags

Mais Lidas

Prefeito Vilmar reúne pré-candidatos de 15 partidos aliados à Câmara nesta terça, 28

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (UB), reúne nesta terça-feira, 28, a partir das 18 horas, na Atlanta Music Hall, pré-candidatos e candidatas à...

Deputada Delegada Adriana Accorsi destina R$ 5 milhões 480 mil para Aparecida de Goiânia

A deputada federal delegada Adriana Accorsi destinou R$ 5 milhões 480 mil para a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Os recursos foram entregues nesta...

Estudantes de Goiás vão à final de concurso internacional de programação, no Cazaquistão

Equipe formada por alunos da UFG recebeu apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio da Fapeg Estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal...

Recentes

Relacionados