31.8 C
Goiânia
spot_img

Republicanos tem 24 pré-candidatas à Câmara, o dobro da cota mínima

Date:

Share:

Olho: Montagem da chapa de vereadores foi articulada pela presidente do diretório municipal, Sabrina Garcez

Articulada pela vereadora e presidente municipal, Sabrina Garcez, a chapa do Republicanos para Câmara de Goiânia terá a maior quantidade de mulheres entre os partidos que vão concorrer às 37 cadeiras que estarão em disputa nas eleições que ocorrem em outubro deste ano.

A sigla tem mais de 60% de pré-candidatas e não haverá dificuldade para o cumprimento da cota de 30% para a cota de gênero.

O partido conta com:

24 mulheres (63,2%)
14 homens (36,8%).

De acordo com Sabrina, a divisão foi fruto de seu trabalho na busca pela montagem das chapas com espaço e protagonismo para as mulheres.

“No Republicanos, a atuação da mulher não se resume a cumprir a cota, mas de protagonismo. Essa quantidade de mulheres é fruto do resultado deste compromisso, não apenas para a próxima eleição, mas da formação de um partido sólido, que faz diferença na política goianiense”, afirmou Garcez.

Reunião com pré-candidatos

O anúncio foi feito pela presidente municipal nesta terça-feira (30), após reunião com os dois vereadores e pré-candidatos à reeleição, Isaias Ribeiro e Geverson Abel, o secretário de Governo de Goiânia (Segov), Jovair Arantes, e os postulantes à Câmara de Goiânia.

Conforme Garcez, com os três parlamentares em mandato e 35 nomes com história e propostas para Goiânia, a legenda tem condições de ampliar a sua representatividade e perspectiva de fazer entre cinco e seis cadeiras no Poder Legislativo.

Cota de gênero

A legislação eleitoral exige um mínimo de 30% reservados para a cota minoritária de chapa de candidatos ao Legislativo (vereador, deputado estadual ou deputado federal). Essa norma tem origem na tradicional baixa participação feminina nas campanhas eleitorais.

O que se desenha na chapa do Republicanos em Goiânia é a inversão da lógica tradicional, com uma maioria de candidatas mulheres. Nesse caso, o partido tem de se atentar para que o número de candidatos homens não fique em número menor que 30%, para não ferir a regra de cota de gênero.

Subscribe to our magazine

━ more like this

A difícil composição para o Senado na chapa governista em Goiás

A formação da chapa governista para as eleições de 2026 em Goiás promete ser um dos principais desafios políticos do ano. Com Daniel Vilela...

Deputado Federal Zacharias Calil cumpre agenda em Anápolis

O deputado federal Zacharias Calil (UB) terá uma agenda intensa em Anápolis nesta quarta-feira (22). Entre os compromissos, destaca-se a visita à sede da...

Adriana Accorsi vai abrir portas para Goiânia no Governo Federal

A deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) visitou o Paço Municipal na tarde de segunda-feira (20/1) onde foi recebida pelo prefeito Sandro Mabel. No...

Pablo Marçal pede que Trump “salve o Brasil”

O ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), compareceu à posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na segunda-feira, dia 20,...

Caiado e Gusttavo Lima a disputa pela Presidência da República em 2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, não esconde desde o início de 2024 sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026. Para...
spot_img