Vanderlan Cardoso joga dois campeonatos de uma vez: prefeitura de Goiânia e Governo de Goiás

em

|

views

e

comentários

Vanderlan Cardoso está em campo para disputar a Prefeitura de Goiânia. Quando alguém pensa que ele está desistindo, de repente leva um chapéu. Vanderlan já foi jogador de ponta em times de governos e da forte agremiação emedebista. Hoje, joga contra todos, porque ninguém o quer no time e muito menos vencedor.

O senador do PSD tem adversário inclusive dentro do próprio partido. Fogo amigo de alta periculosidade. Foi uma queda de braço pública a tomada do PSD, legenda de resistência do ex-deputado federal Vilmar Rocha, que até hoje não absorveu o golpe. Significa que Vanderlan, na prática, jogará sempre com time dividido.

Corre avançada a negociação entre o Vanderlan e o PT de Lula para eventual dobradinha em 2024, com ele saindo de campo para apoiar Adriana Accorsi, e nova aliança, em 2026, com os petistas apoiando seu nome para o governo de Goiás. Vilmar se posiciona contra. E Vanderlan provoca os possíveis novos aliados a fecharem logo o bom negócio ou saírem de sua linha de visão periférica.

Ao mesmo tempo, o governador Ronaldo Caiado não esconde que o quer derrotado, de preferência goleado. O problema é não ter craque que se imponha contra o hoje líder nas pesquisas. Tem jogado voluntarioso, que corre sem parar e não tem medo de dar carrinho. E que, até agora, não avançou a ponto de ameaçar. Porque Vanderlan, sem se lançar candidato e sem fazer barulho ou movimentos ousados de pré-candidatura, segue líder nos levantamentos, com pinta de virtual vencedor.

Vanderlan se arrisca em todas as frentes. Peita o bolsonarismo, seus companheiros até poucos dias, e provoca tabelinha com o MDB, abrindo conversação que envolva a disputa estratégica em Anápolis. E mais, se caso for. É para isso que brigou pelo bracelete de capitão no PSD. Por mais difícil que seja imaginar que o MDB vá fazer graça para ele, que almeja o governo em 2026, assim como o vice-governador, Daniel Vilela.

No contrapé das jogadas de Vanderlan, no entanto, está Senador Canedo, onde foi duas vezes prefeito e mantém considerável liderança. Pode apoiar o nome do governo/MDB, o atual prefeito, Fernando Pellozo (União Brasil), que lá atrás tirou do bolso do colete e com quem anda estremecido? Complicado, pelas razões postas. Pode lançar sua esposa, a suplente de senadora Izaura Cardoso. Quem sabe.

Vanderlan joga. Não joga bonito. Mas joga pra ganhar. Tem ainda três anos de mandato de senador e prováveis adversários difíceis numa reeleição, como a primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado. Melhor, entende, armar-se para disputar o governo. A tese: mais fácil vencer Daniel do que ganhar a prefeitura agora. Taí um excesso de confiança que anima a torcida e valoriza o campeonato. Combustível adicional.

Convenhamos. Vale o registro. Pela tradição de jogo do senador, o maior adversário de Vanderlan costuma ser não os adversários da vez, mas ele mesmo. Quem não viu esse jogo: quase ganhando, com a mão na taça, Vanderlan vai lá e… faz gol contra. Perde para ele mesmo. Ele mudou? Haja emoção.

* Texto publicado pelo Diário de Goiás

Vassil Oliveira
Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).
Compartilhe
Tags
spot_img

Mais Lidas

O velório do Bonifácio

Pois é, o Bonifácio morreu. A mídia regional anunciava o fato incansavelmente. Merecido, pois se tratava de pessoa de bem e inspiradora do respeito de todos. Eu também fui ao velório, por que não? Não por curiosidade, isso não. O Bonifácio não me era uma pessoa tão íntima, mas mesmo assim eu gostava dele. Conhecia muitos dos seus feitos em benefício do semelhante. De fato, ele gostava de ajudar os outros. Isso fazia dele uma pessoa bastante popular. Todos o conheciam ali na redondeza.

Mutirão de Aparecida no Santa Luzia inicia atendimentos diretos nesta sexta, 24

Moradores poderão usufruir de mais de 100 tipos de serviços, incluindo segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, que são novidade nesta...

Governo de Goiás: veja o que abre e fecha no feriado da padroeira de Goiânia

As repartições públicas estaduais na capital fecham nesta sexta-feira e reabrem na segunda-feira. Atividades essenciais, como saúde e segurança pública, funcionam normalmente Na sexta-feira (24/05),...
spot_img

Recentes

Relacionados