“Nem sempre sou assim” traz escritos a respeito da vida
Durante a noite da última terça-feira (25), em uma atmosfera de aconchego na Biblioteca do Sesc Centro, em Goiânia, o jornalista, escritor e consultor político e de comunicação, Vassil Oliveira apresentou aos amigos, família e autoridades políticas, o livro de crônicas “Nem sempre sou assim”. É o terceiro livro de autoria dele publicado.
Com uma escrita leve e emocionante, Vassil sai um pouco de sua área de trabalho tradicional, a política. “Continuo trabalhando o fato. Mas a única diferença, para mim, é que além do fato, existe a alma do fato, a sombra do fato, a textura do fato, a complexidade do fato. Todas essas coisas, vão construindo a nossa realidade. Além do manual de redação do jornalismo, tem o meu manual de sobrevivência, e é isso que está no livro”, detalha.
Ele afirma que o título já apresenta o desafio do livro: “Quem me conhece, sabe ou desconfia: nem sempre sou assim. Sou de muitos jeitos, muitas tergiversações e prantos, mas também risos. Uma soma e uma subtração constante. O que você vê hoje pode ser menos; outra hora, serei mais. Quem controla essas coisas?”.
O livro é editado pela Contato Comunicação, que também lançou outra obra sua, “Eleição do Início ao Fim”, sobre campanha eleitoral, com foco na de 2006. Iuri Rincon Godinho amigo de Vassil e editor do livro revela que o texto é emocionante. “Chorei umas três vezes ao ler”, confessa.
O livro está a venda no Mercado Livre e na loja “Goiás Tem História”.
Confira como ele descreve o livro, em texto publicado neste final de semana:
Nem sempre sou assim, o livro
Quem me conhece, sabe ou desconfia: nem sempre sou assim. Sou de muitos jeitos, muitas tergiversações e prantos, mas também risos. Uma soma e uma subtração constante. O que você vê hoje pode ser menos; outra hora, serei mais. Quem controla essas coisas?
‘Nem sempre sou assim’ é o título do livro que todo mundo pode – e deve! – comprar a partir desta semana. Compre, leia, não venda ainda no sebo, deixa a gente vende mais, antes. Nem sei quantas crônicas são. Juro que não contei. E só está publicado porque fui mais esperto que o meu editor.
Por mim, eu ia deixando. Publico agora? Não, depois, não tenho pressa. Assim que eu penso e assim que eu faço: vou adiando as publicações do que tenho guardado. Esperto, mandei dessa vez o arquivo pro Iuri Rincon Godinho, da Contato, perguntando se valia a pena publicar. Ele já retornou perguntando quando queria lançar.
Iuri não para quieto. Deve ter problema. E isso é bom. As coisas andam. Eu sou assim, mais travado. E é dessas questões e outras que vivi e observo que trata o livro. Nada de política. Política fica para outra ocasião. Aqui estou eu, estamos nós, está a vida. Falo da vida. De viver. O livro é o mundo.
Vassil
Vassil Oliveira é jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Atualmente, escreve para o Jornal Tribuna do Planalto e para o Massa e Poder. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS). Publicou também Eleição do Início ao Fim (ensaios e análises) e Homens e Cavas Abertas de Mulheres Amorosas (contos).