Neste mês que marca a mobilização do 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a deputada federal delegada Adriana Accorsi, do Partido dos Trabalhadores (PT) foi agraciada com o Prêmio Neide Castanha, na categoria Homenagem Especial.
A cerimônia de entrega foi realizada nesta terça-feira (14/5) durante a Sessão Solene em alusão ao 18 de maio, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
Há 24 anos na Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO), Adriana Accorsi foi Delegada Titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde permaneceu por mais de oito anos, liderando centenas de investigações, notadamente em casos de pedofilia, homicídios e exploração sexual de crianças e jovens. Também foi a primeira mulher Delegada Geral da Polícia Civil do Estado de Goiás com grande atuação em defesa das mulheres, crianças e por uma polícia mais humana.
Na política desde muito jovem, integrando o movimento estudantil, e seguindo os passos do pai, professor Darci Accorsi, que foi prefeito de Goiânia e deputado estadual, Adriana também foi secretária municipal de Defesa Social de Goiânia; deputada estadual por dois mandatos (2015 a 2022). Atualmente é deputada federal por Goiás (2023-2026) e pré-candidata do PT a prefeita de Goiânia, sempre criando projetos e defendendo políticas públicas pela inclusão e justiça social.
“É uma alegria ver este plenário colorido com a nossa flor e com a alegria das crianças e adolescentes do Brasil. É uma enorme honra ser lembrada entre tantas pessoas que dedicam suas vidas a esta luta dos direitos das crianças e adolescentes. Meu trabalho visa a transformação que tanto almejamos para um mundo livre da violência e do abuso sexual contra nossas crianças. Luto incansavelmente, como delegada de polícia e como parlamentar, para criar um ambiente onde todas as crianças possam crescer, se desenvolver e prosperar sem medo, cheias de oportunidades. Esta é a causa que move minha vida. Meu compromisso é com todas as crianças na construção de um futuro mais seguro e brincante para todo mundo”, agradeceu Adriana.
Prêmio Neide Castanha – 13ª edição (2024)
Atuação parlamentar: Ana Paula Lima
Boas Práticas em Rede: Rede Cáritas Brasileira pela idealização do Projeto Içá Ação e Proteção
Boas práticas no enfrentamento à exploração sexual como uma das piores formas de trabalho infantil: Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba pelo projeto Criançar
Cidadania: Alzira Melo Costa
Comunicação digital: Documentário “Um Crime entre Nós”, produzido pela Maria Farinha Filmes, idealizado pelo Alana e pelo Instituto Liberta
Produção do Conhecimento: Pesquisa “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil”, realizada pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões no Campo da Política da Criança e do Adolescente, vinculado ao Departamento de Serviço Social da UFPE
Protagonismo de Crianças e Adolescentes: Programa Cidadão Digital da Safernet Brasil
Responsabilidade Social: SEST SENAT pela realização do Projeto Proteção
Homenagem especial: Adriana Accorsi.
Sobre Neide Castanha
Criado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e pela Campanha Faça Bonito, o Prêmio é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida a luta contra a violência contra crianças e adolescentes no Brasil. Neide participou do processo de construção do ECA e da criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A premiação tem como objetivo homenagear personalidades, projetos e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em especial dos Direitos Sexuais. A estatueta do Prêmio contém a arte gentilmente cedida pelo cartunista Ziraldo falecido recentemente.