Eleição para escolha de Conselheiros Tutelares

em

|

views

e

comentários

Estão marcadas para o próximo domingo, dia 01 de outubro, as eleições para a escolha dos conselheiros e conselheiras tutelares que comporão o Conselho Tutelar de seu bairro ou sua cidade.

É salutar que a sociedade se conscientize da importância desse acontecimento e se coloque na disposição de colaborar com imparcialidade e presteza, encaminhando-se voluntária e livremente até um dos locais de votação designados em sua cidade.

As perguntas que muita gente faz é em quem votar; qual o perfil do candidato merecedor do seu voto; e quais os verdadeiros objetivos do Conselho Tutelar, assim como a função exercida por um conselheiro tutelar. Em síntese, para que serve o Conselho Tutelar?

A título de esclarecimento, tem-se que são várias as atribuições do Conselho Tutelar, asseguradas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Dentre as principais estão o atendimento às crianças (de zero a 12 anos incompletos) e aos adolescentes (de 12 anos completos até 18 incompletos); acompanhamento e aconselhamento aos pais ou responsáveis; encaminhamento ao Ministério Público de notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos das crianças e dos adolescentes.

Cabe ainda ao Conselho Tutelar assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.

Mais ainda, se no exercício de suas atribuições o Conselho Tutelar entender necessário o afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar, comunicará incontinenti o fato ao Ministério Público, prestando-lhe informações sobre os motivos de tal entendimento e as providências tomadas para a orientação, o apoio e a promoção social da família.

No mais, o Conselho Tutelar é um órgão criado por lei e, quando efetivamente implantado, passa a integrar o quadro das instituições municipais, como encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Significa isto dizer que o Conselho Tutelar é um órgão defensor e colaborador da família na formação de seus filhos, a fim de que a prole se constitua de cidadãos do bem, úteis à sociedade e ao país.

Diz-se mais que, nesse contexto, a sociedade é responsável pelo Conselho Tutelar que tem em seu bairro ou sua cidade. Se ele não tem uma atuação satisfatória, cabe a cada um dos cidadãos indagar, por questão de consciência, se participou da sua composição, ou seja, se votou na última eleição e se diligenciou no sentido de escolher um bom candidato.

Dito isto, fica o convite: Vamos todos nós votar de forma consciente na eleição do próximo domingo, para escolher o(a) melhor conselheiro(a) tutelar, aquele(a) que ajudará as famílias a criar bem os seus filhos, desviando-os do precipício do mal e encaminhando-os para a estrada do bem? Acaso não é isso que todos nós, pessoas de bem, almejamos?

*Texto publicado pelo Diário de Goiás

Elson Oliveira
Elson Gonçalves de Oliveira foi professor de Língua Portuguesa, é advogado militante e escritor, com vários livros publicados.
Compartilhe
Tags

Mais Lidas

“Pra cuidar de Goiânia” é o nome da coligação de Adriana Accorsi

Convenção será no próximo sábado (3/8), 8h30, na Câmara Municipal de Goiânia Em pré-campanha para a prefeitura de Goiânia, a deputada federal Adriana Accorsi vai...

Adriana Accorsi faz compromisso público de renovar convênios e negociar dívidas com prestadores de serviços da saúde em Goiânia

Pré-candidata também se comprometeu em reestruturar o Imas e construir um Hospital Geral Municipal durante bate-papo com os prestadores de serviços da saúde no...

População já pode utilizar totens de segurança em Aparecida em casos de emergência

Os 101 Totens de Segurança instalados em pontos estratégicos da cidade, principalmente em locais com grande fluxo de pedestres, já estão em pleno funcionamento,...

Recentes

Relacionados