Pré-campanhas não estão nem aí para o bem do cidadão

em

|

views

e

comentários

A ansiedade eleitoral é uma realidade, o que não quer dizer que seja algo positivo. E não é para ninguém. Os prefeitos que se assanham em viver em campanha aberta em vez de foco na gestão, nem melhoram sua imagem, nem contribuem com a vida dos cidadãos. Simples: a atenção ou fica dividida, ou toda direcionada ao resultado eleitoral.

Não contribuem em nada também os possíveis candidatos com suas pré-campanhas. No intuito de fustigar o prefeito que vai buscar a reeleição, atacam com toda força ou deixam seus auxiliares fazerem o trabalho sujo. Impedir que a gestão em andamento tenha sucesso é fundamental para quem quer ser o sucessor. E aí não importa o interesse público. Vale o próprio interesse.

Ninguém é inocente nessa história. Nem o eleitor, que tem conhecimento do jogo, na maior parte das vezes, e mesmo assim dá corda. Na hora de votar, dificilmente levará em conta este ou aquele candidato que teve mais respeito ao outro, ao público – em vez do privado -, ou que não tenha se esforçado para piorar o que já estava ruim para que então pudesse se apresentar como o salvador da pátria.

Consciência política, conhecimento eleitoral, ou vice-versa, é algo que não se colhe nas urnas. Normalmente vale mais a briga, o combate, a guerra, quem leva a melhor. Veja que ninguém está preocupado em apresentar soluções para problemas em Goiânia, Aparecida, Senador Canedo, Trindade… e assim por diante. Prevalece a rinha. E a plateia gosta.

Vassil Oliveira
Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).
Compartilhe
Tags

Mais Lidas

PT foi maior adversário de Adriana, Gomide e de seus candidatos. Todos perderam para o antipetismo

O PT tem muitas lições a tirar das urnas. Questão de sobrevivência. A luta continua para tentar reeleger Lula mas a onda gigante da...

Professor Alcides bateu, bateu, bateu e no final apanhou feio das urnas. Vilela combateu e levou

Esse negócio de bater, bater, bater, sem seira nem beira, não elege ninguém. Bater, bater, bater no adversário sem construir uma base positiva de...

As vitórias de Ronaldo Caiado sobre Bolsonaro e o abismo até 2026

Se o caiadismo estava “restrito” a Goiás, agora ganha notícia nacional, com providencial ajuda de Jair Bolsonaro (PL), que tentou neste domingo de eleição,...

Recentes

Relacionados