Estudo observou os 100 municípios mais populosos do Brasil
Aparecida de Goiânia protagonizou avanço em direção à universalização do saneamento, emergindo como líder em ascensão no ranking nacional. Segundo o 16º Ranking de Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em colaboração com a GO Associados, Aparecida está entre os 20 municípios que mais investiram em saneamento básico no país. O estudo observou 100 municípios mais populosos do Brasil e foi divulgado nesta quarta-feira (20).
Os investimentos, que totalizam em média R$ 463,28 por habitante, impulsionaram o município a saltar 34 posições no ranking em apenas um ano. Assim, saiu da 52ª colocação em 2023 para alcançar a 18ª posição este ano. A cidade conquistou a pontuação máxima (10) em melhoria do atendimento e eficiência.
Nos últimos anos, a cidade tem demonstrado uma melhoria em seus indicadores, avançando em direção à universalização do saneamento básico. Isso significa que 93,64% de sua população tem acesso à água tratada e 76,46% têm acesso à coleta de esgoto. Em 2008, apenas 18% da população era beneficiada pelo saneamento.
O ranking avalia oito indicadores em três dimensões do saneamento básico: nível de atendimento, melhoria do atendimento e eficiência. Para elaborar a classificação, foram considerados indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) referentes ao ano-base de 2022, publicados pelo Ministério das Cidades.
O prefeito Vilmar Mariano atribui esse progresso à parceria com o Governo de Goiás. “Esses avanços são fruto de investimentos e dos esforços do governador Ronaldo Caiado, desde que assumiu o governo estadual, para aprimorar a infraestrutura de saneamento básico. Esse foi o marco principal e acredito que, em no máximo dois anos, alcançaremos a universalização do tratamento de água e esgoto em Aparecida. A parceria entre a prefeitura e o governo estadual tem feito toda a diferença.”
Além dos investimentos, de acordo com a prefeitura, outra etapa importante para os avanços no município foi a realização de parcerias. A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) – responsável pelo serviço de água tratada firmou acordos com o município para a execução dos serviços de esgotamento sanitário. A expectativa é que a totalidade seja alcançada até dezembro de 2024, muito antes do prazo estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020).
Prêmio “Casos de Sucesso & ESG”
Em agosto do ano passado, o município recebeu o Prêmio “Casos de Sucesso & ESG” na categoria “Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto”, que reconheceu as três cidades que mais se destacaram por evoluir nos serviços de tratamento de esgoto entre 2012 e 2021. O evento ocorreu na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo (SP), onde o prefeito Vilmar Mariano recebeu a premiação do Trata Brasil.