Caiado alimenta dúvidas e segue dominando o jogo

em

|

views

e

comentários

Pesquisas já mostraram o tamanho do capital político do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Mais de 80% de aprovação, segundo levantamento recente. Isso somado ao fato de que é governador – tem a máquina do governo na mão com caneta cheia de tinta – e palanqueiro de primeira, acende a luz de todos os lados para o que ele vai fazer ou deixar de fazer nesta eleição. E ele semeia certeza, mas também dúvidas. Na mesma medida.

Em Goiânia, plantou certeza com o empresário Sandro Mabel (UB) candidato por sua base, porém, espalha dúvida sobre como resolverá o impasse da vice. O presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), mantém o sonho de candidatura e uma pegada dura nas negociações. Caiado pode lhe entregar essa prerrogativa, ainda que o sonho mesmo seja voltar ao jogo. Pode. Caiado deixa em aberto.

Na prática, toda ação que depende de Caiado no jogo político fica em aberto pelo tempo que ele julga necessário. Aí bate o martelo. Em Aparecida de Goiânia, a questão de ordem: o prefeito Vilmar Mariano terá ou não o empenho dele para a reeleição? Vilmar conta com isso. Gustavo Mendanha, ex-prefeito, sim e não. Porque Gustavo está em ação e tem força eleitoral, no entanto, o controle do jogo é do governador.

Professor Alcides, o candidato contra o candidato da situação, também conta com o apoio de Caiado, em silêncio. Em silêncio porque considera que Caiado acenou que prefere seu nome ao de outro ou alguém indicado por Gustavo. Nas duas cidades, quem mais dança com os sinais dobrados de Caiado é o MDB do vice-governador Daniel Vilela. O MDB pisa em ovos porque seu rumo depende do governador.

O governador tem de experiência política o que muitos dos outros jogadores ao seu redor não têm de vida. E é um jogador tarimbado. Leva daqui, leva dali, deixa todos pensando que vai chutar pra direita, e chuta pra esquerda. Ninguém em Goiás hoje joga tão firme com o tempo e o regulamento na mão.

*Texto publicado pela Tribuna do Planalto

Vassil Oliveira
Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).
Compartilhe
Tags

Mais Lidas

PT foi maior adversário de Adriana, Gomide e de seus candidatos. Todos perderam para o antipetismo

O PT tem muitas lições a tirar das urnas. Questão de sobrevivência. A luta continua para tentar reeleger Lula mas a onda gigante da...

Professor Alcides bateu, bateu, bateu e no final apanhou feio das urnas. Vilela combateu e levou

Esse negócio de bater, bater, bater, sem seira nem beira, não elege ninguém. Bater, bater, bater no adversário sem construir uma base positiva de...

As vitórias de Ronaldo Caiado sobre Bolsonaro e o abismo até 2026

Se o caiadismo estava “restrito” a Goiás, agora ganha notícia nacional, com providencial ajuda de Jair Bolsonaro (PL), que tentou neste domingo de eleição,...

Recentes

Relacionados