Começa nesta quinta-feira, a 3ª Edição do Goyazes Festival de Fotografia

em

|

views

e

comentários

Evento é realizado na Vila Cultural Cora Coralina até 8 de setembro de 2024, das 9h às 17h, de segunda a domingo

Começou nesta quinta-feira, 11, a realização da 3ª edição do Goyazes Festival de Fotografia, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. Organizado pela WA Imagem, Fotografia e Produção Cultural, o festival, que já teve edições em 2017 e 2022, tem como objetivo democratizar a arte fotográfica em Goiás, posicionando o estado como um centro de reflexão crítica e formativa sobre fotografia.

O coordenador do projeto, Wagner Araújo, destaca que este ano o festival conta com quatro exposições, disponíveis para visitação até 8 de setembro de 2024, de segunda a domingo. As exposições são: “Imagens Resolutivas”, “Margens Indomáveis” e “Kim-Ir-Sen: o que o coração vê” e “Prêmio Goyazes Estadual”, que exibirá os trabalhos dos vencedores da premiação.

Segundo Wagner, o Goyazes Festival promove um diálogo com outros festivais do país, destacando a parceria com o FIF – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte. “A exposição ‘Imagens Resolutivas’, com curadoria de Bruno Vilela e Guilherme Cunha, apresenta obras de artistas de diferentes contextos e países, explorando a fotografia como elemento do discurso poético”, afirmou.

Já a exposição “Margens Indomáveis”, organizada por Eugênio Sávio, João Castilho e Pedro David, conforme explica o coordenador, mostra o resultado de viagens pelas regiões Centro-Oeste, Norte e Sul do Brasil, realizadas entre 2018 e 2020, em busca da produção fotográfica dessas áreas.

“Com curadoria de Milton Guran, a exposição ‘Kim-Ir-Sem: o que o coração vê” apresenta uma síntese da vasta obra do renomado fotógrafo documentarista, com mais de 50 anos, abordando a brasilidade através dos povos originários e contrastando o Brasil profundo com a modernidade urbana”, explica Wagner.

Além das exposições, a programação inclui palestras, oficinas, mesas redondas, leituras de portfólio, lançamentos e intercâmbio de livros, print’s fine art. Convidados renomados no cenário fotográfico brasileiro, como Juan Esteves, Miguel Chikaoka e Milton Guran, enriquecem o evento, além dos professores das universidades locais, Guilherme Guishoni e Samuel de Jesus.

O festival também tem o objetivo de promover a inclusão de idosos e crianças através de visitas mediadas e oficinas específicas. Destaque para a oficina ministrada pela professora Déborah Borges para a Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI, e outra destinada às crianças, coordenada pela professora Júlia Mariano.

Acessibilidade é uma prioridade, com elevador para cadeirantes e QR Codes com audiodescrição das exposições, garantindo a participação de pessoas com deficiência. “Reafirmamos Goiás no cenário nacional da arte fotográfica, promovendo o acesso à produção nacional e estadual e contribuindo para a formação de um pensamento crítico sobre o mundo contemporâneo”, finalizou Wagner Araújo.

Compartilhe
Tags

Mais Lidas

“Pra cuidar de Goiânia” é o nome da coligação de Adriana Accorsi

Convenção será no próximo sábado (3/8), 8h30, na Câmara Municipal de Goiânia Em pré-campanha para a prefeitura de Goiânia, a deputada federal Adriana Accorsi vai...

Adriana Accorsi faz compromisso público de renovar convênios e negociar dívidas com prestadores de serviços da saúde em Goiânia

Pré-candidata também se comprometeu em reestruturar o Imas e construir um Hospital Geral Municipal durante bate-papo com os prestadores de serviços da saúde no...

População já pode utilizar totens de segurança em Aparecida em casos de emergência

Os 101 Totens de Segurança instalados em pontos estratégicos da cidade, principalmente em locais com grande fluxo de pedestres, já estão em pleno funcionamento,...

Recentes

Relacionados