Professor Alcides acerta o passo em Aparecida. Falta um discurso focado

em

|

views

e

comentários

O deputado federal Professor Alcides (PL) lidera as pesquisas para a prefeitura de Aparecida de Goiânia por mérito próprio, fruto de um trabalho político de anos no município, e conta ainda com a ajuda dos adversários, que batem cabeça entre fechar apoio ao prefeito Vilmar Mariano (MDB) ou lançar um novo nome, a cinco meses das convenções – dá tempo?

O céu é de brigadeiro. Nem por isso, o chão de sua pré-campanha é de acomodação. Ele já tem marqueteiro, Marcelo Vitorino, e estrutura política em funcionamento, entranhada no município e consistente. Já perdeu uma vez a disputa na cidade e sabe que o grupo que está no poder e o derrotou antes conta com a máquina da administração e uma leva considerável de apoiadores. Mas os tempos mudam e, indicam as pesquisas, o campo em Aparecida, hoje, está literalmente fértil para mudanças também na política.

O maior adversário dele é ele mesmo. Se errar pouco – na velha máxima que diz que o vitorioso é sempre o que erra menos -, leva. Caso se precipitar, ou negligenciar a força adversária, pode ser surpreendido. Isso importa porque na eleição em que perdeu, Alcides vivenciou uma sucessão de erros na campanha, levando-o à derrota. Ou seja, Alcides vive um processo natural que pode ser definido de outro jeito: para ganhar, depende mais de suas ações do que dos erros do adversário. Erros, ou desacertos, que se acumulam, naturalmente.

A declaração da semana passada do ex-prefeito Gustavo Mendanha avisando que seu apoio a Vilmar não está garantido, mostra mais que a possibilidade de um isolamento do prefeito: escancara a falta de um foco de todo o grupo, incluindo Gustavo, que deixou a prefeitura com altos índices de avaliação para tentar o governo na oposição e hoje padece a dureza de explicar ao seu eleitorado a inesperada mudança de lado.

Ao governador Ronaldo Caiado, apesar de sua parceria com o MDB, em nada desagrada uma eventual vitória de Professor Alcides, que tem o apoio declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro, com quem o governador busca cada vez mais aproximação para tentar ser candidato a presidente da República. A chance de Caiado intervir com mão forte para atrapalhar o deputado é, portanto, mínima.

O que em seu entorno é sentido como falha, por ora, é um discurso mais focado em uma estratégia ainda em acerto e o que poderia ser um caderno de propostas para a cidade, o esboço de um Plano de Governo. Professor Alcides tem insights e uma visão pontual do que os aparecidenses querem e precisam, mas isso está mais solto do que bem amarrado. Seria outro contraponto direto ao discurso do prefeito, mais afeito a obras e continuidade. Muito pouco para quem espera um futuro maior do que o que já tem.

Vassil Oliveira
Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).
Compartilhe
Tags
spot_img

Mais Lidas

O velório do Bonifácio

Pois é, o Bonifácio morreu. A mídia regional anunciava o fato incansavelmente. Merecido, pois se tratava de pessoa de bem e inspiradora do respeito de todos. Eu também fui ao velório, por que não? Não por curiosidade, isso não. O Bonifácio não me era uma pessoa tão íntima, mas mesmo assim eu gostava dele. Conhecia muitos dos seus feitos em benefício do semelhante. De fato, ele gostava de ajudar os outros. Isso fazia dele uma pessoa bastante popular. Todos o conheciam ali na redondeza.

Mutirão de Aparecida no Santa Luzia inicia atendimentos diretos nesta sexta, 24

Moradores poderão usufruir de mais de 100 tipos de serviços, incluindo segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, que são novidade nesta...

Governo de Goiás: veja o que abre e fecha no feriado da padroeira de Goiânia

As repartições públicas estaduais na capital fecham nesta sexta-feira e reabrem na segunda-feira. Atividades essenciais, como saúde e segurança pública, funcionam normalmente Na sexta-feira (24/05),...
spot_img

Recentes

Relacionados