Professor Alcides acerta o passo em Aparecida. Falta um discurso focado

em

|

views

e

comentários

O deputado federal Professor Alcides (PL) lidera as pesquisas para a prefeitura de Aparecida de Goiânia por mérito próprio, fruto de um trabalho político de anos no município, e conta ainda com a ajuda dos adversários, que batem cabeça entre fechar apoio ao prefeito Vilmar Mariano (MDB) ou lançar um novo nome, a cinco meses das convenções – dá tempo?

O céu é de brigadeiro. Nem por isso, o chão de sua pré-campanha é de acomodação. Ele já tem marqueteiro, Marcelo Vitorino, e estrutura política em funcionamento, entranhada no município e consistente. Já perdeu uma vez a disputa na cidade e sabe que o grupo que está no poder e o derrotou antes conta com a máquina da administração e uma leva considerável de apoiadores. Mas os tempos mudam e, indicam as pesquisas, o campo em Aparecida, hoje, está literalmente fértil para mudanças também na política.

O maior adversário dele é ele mesmo. Se errar pouco – na velha máxima que diz que o vitorioso é sempre o que erra menos -, leva. Caso se precipitar, ou negligenciar a força adversária, pode ser surpreendido. Isso importa porque na eleição em que perdeu, Alcides vivenciou uma sucessão de erros na campanha, levando-o à derrota. Ou seja, Alcides vive um processo natural que pode ser definido de outro jeito: para ganhar, depende mais de suas ações do que dos erros do adversário. Erros, ou desacertos, que se acumulam, naturalmente.

A declaração da semana passada do ex-prefeito Gustavo Mendanha avisando que seu apoio a Vilmar não está garantido, mostra mais que a possibilidade de um isolamento do prefeito: escancara a falta de um foco de todo o grupo, incluindo Gustavo, que deixou a prefeitura com altos índices de avaliação para tentar o governo na oposição e hoje padece a dureza de explicar ao seu eleitorado a inesperada mudança de lado.

Ao governador Ronaldo Caiado, apesar de sua parceria com o MDB, em nada desagrada uma eventual vitória de Professor Alcides, que tem o apoio declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro, com quem o governador busca cada vez mais aproximação para tentar ser candidato a presidente da República. A chance de Caiado intervir com mão forte para atrapalhar o deputado é, portanto, mínima.

O que em seu entorno é sentido como falha, por ora, é um discurso mais focado em uma estratégia ainda em acerto e o que poderia ser um caderno de propostas para a cidade, o esboço de um Plano de Governo. Professor Alcides tem insights e uma visão pontual do que os aparecidenses querem e precisam, mas isso está mais solto do que bem amarrado. Seria outro contraponto direto ao discurso do prefeito, mais afeito a obras e continuidade. Muito pouco para quem espera um futuro maior do que o que já tem.

Vassil Oliveira
Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).
Compartilhe
Tags

Mais Lidas

Renovação do Programa Universitário do Bem vai até 31 de julho

Estudantes precisam atualizar o cadastro para continuar a receber o benefício no segundo semestre de 2024 Os estudantes contemplados pelo Programa Universitário do Bem (ProBem),...

Goiânia incentiva vacinação durante férias escolares

Município oferece 20 tipos de vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI) em suas 68 salas de atendimento. OMS orienta que manter carteira de...

Museu de Arte de Goiânia e Museu Frei Confaloni são opções gratuitas de lazer cultural nas férias

Locais abrigam história e obras que retratam a cidade, bem como grandes nomes da arte goiana, brasileira e até internacional O Museu de Arte de...

Recentes

Relacionados